O Google é a marca mais influente no Brasil, de acordo com um ranking da Ipsos divulgado nesta quinta-feira (12/04). Outras cinco empresas de tecnologia – Facebook, Samsung, Microsoft, YouTube e Netflix – aparecem no topo da lista das mais influentes, que também conta com uma brasileira.
Para elaborar o ranking, a empresa de pesquisas ouviu 1 mil pessoas no Brasil entre 22 de janeiro e 02 de fevereiro de 2018. O levantamento define a influência das marcas considerando a opinião dos consumidores sobre cinco aspectos: Liderança e Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade Social e Engajamento.
Entre as dez mais influentes no Brasil, quatro têm seu negócio focado na oferta de produtos. As outras seis, em serviços. A Havaianas é a empresa brasileira na lista. De acordo com Steve Levy, CEO da Ipsos Canadá, a falta de companhias nacionais entre as mais influentes também é observada em outros países. Na Itália e Canadá, por exemplo, nenhuma nacional figura entre as dez primeiras.
Confira a seguir as 10 marcas mais influentes no Brasil e por que elas geram esta percepção nos consumidores:
1. Google
44% Liderança e Inovação
31% Confiança
14% Presença
11% Responsabilidade Social
2. Facebook
46% Liderança e Inovação
38% Presença
4% Responsabilidade Social
12% Engajamento
3. Samsung
24% Liderança e Inovação
35% Confiança
23% Presença
17% Engajamento
4. Microsoft
46% Liderança e Inovação
41% Confiança
13% Responsabilidade Social
5. YouTube
43% Liderança e Inovação
20% Confiança
8% Presença
29% Engajamento
6. Netflix
33,4% Liderança e Inovação
27,3% Confiança
12,5% Presença
26,8% Engajamento
7. Nestlé
19% Liderança e Inovação
26% Confiança
35% Presença
20% Responsabilidade Social
8. MasterCard
25% Liderança e Inovação
32% Confiança
28% Presença
15% Responsabilidade Social
9. Havaianas
32% Liderança e Inovação
23% Confiança
32% Presença
13% Responsabilidade Social
10. Danone
30% Liderança e Inovação
30% Confiança
24% Presença
16% Responsabilidade Social