O Dia das Mães é uma data em que aumenta o fluxo de pessoas nos centros comerciais. Por isso, tanto o consumidor quanto o comerciante precisam estar atentos para não se tornarem vítimas de golpes, como alerta a Serasa Experian.
Veja as dicas de prevenção preparadas pelos especialistas da Serasa Experian para o consumidor:
Informações
-Não forneça seus dados pessoais para pessoas estranhas.
-Nunca deixe o documento com um desconhecido quando você não estiver por perto.
-Não diga ou confirme suas informações pessoais por telefone.
-Não perca de vista seus documentos de identificação quando solicitados para protocolos de ingresso em determinados ambientes ou para quaisquer negócios.
-Não informe os números dos seus documentos quando participar de sorteios.
-Mantenha atualizado o antivírus do seu computador diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões.
-Não faça cadastros em sites que não sejam de confiança e fique atento às dicas de segurança da página, por exemplo, como a presença do cadeado de segurança.
Cheques
-Procure deixar os cheques separados dos documentos pessoais.
-Não ande com o talão de cheques ou folhas já assinadas e procure portar apenas as folhas que for utilizar no dia.
-Não deixe as folhas de cheques em cima do balcão da loja ou à vista de outras pessoas.
-Quando for preencher o cheque utilize sempre uma caneta própria.
-Evite deixar espaços em branco.
-Procure sempre emitir cheques nominais e cruzados.
-Anote as informações da compra no canhoto do talão
As empresas que realizam vendas a prazo também precisam se prevenir. A Serasa Experian faz algumas recomendações:
-Peça sempre dois documentos originais (como RG, CPF, Carteira de Habilitação).
-Verifique inconsistências nos documentos apresentados. Por exemplo, se a foto é recente, porém a data de emissão do RG é de quando a pessoa tinha 10 anos de idade ou vice-versa.
-Procure confirmar se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, analisando atenciosamente se o nome apresentado nos documentos é o mesmo que consta no comprovante de residência.
-Solicite ao cliente o número do telefone residencial e faça a checagem dos dados naquele instante.
-Consulte alguma ferramenta de prevenção a fraudes disponível no mercado;
-Se a suspeita de fraude for grande e o comerciante não se sentir seguro com a venda, é recomendável pedir que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.