O Procon-SP, que está de plantão para atender os clientes da Black Friday nesta sexta-feira, data em que o comércio oferece descontos e liquidações, registrou 352 reclamações entre as 19h de ontem e as 10h desta manhã.
A principal queixa dos consumidores foi contra a “maquiagem de preço” de produtos anunciados em sites da internet.
Em 2014, em ação semelhante, o órgão registrou um total de 1.356 atendimentos.
Os principais problemas relatados foram de produtos ou serviços indisponíveis, sites com falha na página e mudança de preço na finalização da compra. Estes problemas somaram 76% das demandas registradas no ano passado.
Um balanço mais detalhado das queixas de consumidores neste ano deve sair no sábado, informou o Procon-SP.
Reclamações
As reclamações podem ser feitas nas redes sociais (Facebook e Twitter ) e pelo número 151, que funcionará apenas na cidade de São Paulo. O atendimento especial se estenderá até a meia-noite.
A hashtag #ProconSPdeolhonaBlackFriday foi criada para que os usuários de redes sociais possam denunciar problemas como descontos maquiados, em que o fornecedor eleva o preço do produto dias antes da promoção numa tentativa de elevar a porcentagem da redução.
O órgão também está fazendo um monitoramento dos preços desde setembro nas principais redes varejistas, para apurar casos de propaganda enganosa dos valores cobrados.
A chamada “metade do dobro”, como ficou conhecida entre os consumidores, é passível de autuação pelo órgão.