O poder da visibilidade

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Sempre quando pensamos em grandes exposições , o que vem primeiro em nossas mentes são aquelas pontas de Gôndola com preços promocionais, pontos extras com equipamentos diferenciados , produtos até o teto em muitas ocasiões.

Os pontos extras são muito importantes; passam boas imagens para o consumidor, se trabalhadas das formas abaixo:

* Lançamentos , os consumidores saberão que aquela rede se preocupe em proporcionar novidades para seus consumidores ,

* Packs Promocionais , o consumidor terá mais vantagens em aumentar a quantidade que ele leva para casa.

* Tamanhos grandes , também aumenta a estocagem e diminui o número de vezes que você terá que disputar o se consumidor com outros varejistas

* Promoções , Mostra ao consumidor as vantagens de comprar em seu estabelecimento.

* Produtos para bem sinalizar o que existe dentro dos corredores.

Mas por que é importante sinalizar com produtos o que existe dentro dos corredores dos supermercados?

A maioria das vendas acontecem no ponto natural, nos corredores onde ficam os produtos. É no ponto natural onde o consumidor faz as suas escolhas , e por que isto acontece?

Por várias causas:

1- Em muitos casos , o consumidor tem duas ou três marcas em sua mente que ele pode escolher , ele fará isso na frente da gôndola da categoria.

2- A árvore de decisão da categoria indica a forma como o consumidor olha para a categoria para efetuar a compra , se é marca, preço, qualidade etc., é o poder de escolha do consumidor e desta maneira instintiva que ele irá tomar as decisões na gôndola.

3- Apenas 20% dos consumidores usam listas de compras, os corredores são listas virtuais , fazendo com que o mesmo olhe todas as categorias,  e assim decida o que vai levar para sua casa.

Portanto devemos cuidar do ponto natural muito melhor do que qualquer ponto extra.

1- Devemos mantê-lo sempre bem abastecido. Não podemos deixar as gôndolas vazias, isto passa uma imagem de falta de oferta , o que faz que o consumidor possa escolher outro local para suas compras

2- Ter Sempre o sortimento na loja, de nada adianta uma gôndola cheia com apenas um ou dois produtos, a imagem de falta de oferta é a mesma.

3- Abastecer uma categoria requer em primeiro lugar entender a árvore de decisão do consumidor, se a mesma for preço, posicionar os produtos na horizontal, do maior valor agregado na área dos olhos e para baixo sinalizar os produtos de preço. Caso a árvore de decisão seja marca , a marca deve ficar na vertical, onde as marcas de maior valor agregado começam o corredor e as de menor no final do corredor. Lembrando que, caso existam muitas marcas, talvez tenhamos que blocar as mesmas, para não ficarmos com tripinhas de produtos , que inviabilizam a visibilidade do consumidor.

4- Devemos oferecer produtos de alto, médio e baixo valor , para atender aos consumidores que temos em nossos negócios, sempre lembrando que a proporção de cada tipo de produto deve seguir o que queremos ter de clientes em nossos negócios e as performances dos produtos.

5- Sempre rever o sortimento. A cada ano temos uma enorme quantidade de novos produtos, aqueles que não performam, precisam sair rapidamente das prateleiras para que as vendas aumentem com os produtos que possuem melhor giro e melhores resultados. Portanto revisões trimestrais em categorias de muita inovação são fundamentais, em casos de categorias mais lentas com entrada de poucos skus, podemos rever uma vez por semestre ou anualmente.

6- Sempre termos de ter equipes de repositores, principalmente fora do horário de pico para atrapalhar ao mínimo nossos clientes, não há nada pior que caixas abertas no meio do corredor.

7- Ter uma orientação de exposição para os abastecedores, para a fidelização do cliente , encontrar sempre um mesmo produto no mesmo local da gôndola , diminui muito o stress do consumidor e agiliza a compra. Não podemos esquecer que o tempo que o consumidor na sua loja é finito, quanto mais rápido ele compra , mais chance você terá de vender produtos supérfluos para eles, pois o tempo sobrou.

8- Sempre colocar um pouco de produtos complementares com a categoria em questão, pois aumentam o ticket e rentabilidade , mas sem exageros.

Enfim sempre cuidar do ponto natural é a maneira certa de impulsionar as vendas , É um trabalho árduo e contínuo , mas sem dúvida gera fidelização , venda e rentabilidade para o varejista.

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