Sebrae lança cartilhas para pequeno varejo alimentar

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Com menos tempo para passar horas fazendo as compras do mês, o consumidor passou a buscar comodidade, proximidade e praticidade na hora de abastecer a casa. Esses novos hábitos de consumo do brasileiro favorecem o minimercados ou mercadinhos de vizinhança que ficam mais próximos dos seus clientes. Cada vez mais as pessoas preferem os pequenos estabelecimentos do bairro para comprar algum item em falta na geladeira ou na dispensa, o que representa uma enorme oportunidade de mercado.

Para orientar os donos desses cerca de 400 mil pequenos negócios brasileiros, o Sebrae lançou uma série com três cartilhas que orientam o empreendedor a adotar práticas sustentáveis no estabelecimento, planejar ações promocionais e a praticar o gerenciamento por categorias, um método de gestão utilizado no varejo que consiste em gerenciar grupos de produtos relacionados e complementares, por exemplo, categorias de bebidas e limpeza.

As cartilhas foram lançadas na primeira semana de abril, durante uma feira de negócios em São Paulo e estão disponíveis no portal Sebrae.

Ações para minimercado sustentável (série minimercados – volume I)
Link para download: http://bis.sebrae.com.br/download.zhtml?t=D&uid=cdc8e23dba6cda00388b8deb4c5b46f3

Guia para ações promocionais em minimercados (série minimercados – volume II)
Link para download: http://bis.sebrae.com.br/download.zhtml?t=D&uid=10fecd0bd24d38afc992fb896890c3ff

Gerenciamento por categorias (série minimercados – volume III)
Link para download: http://bis.sebrae.com.br/download.zhtml?t=D&uid=9e613c145b015ff2bb77d25472ba04d6

 “Minimercados se caracterizam por lojas de produtos alimentícios e suprimento de pequenas urgências domésticas, com até quatro caixas registradoras ou faturamento de até R$ 3,6 milhões por ano. Para ampliarem suas vendas, porém, os pequenos varejistas precisam demonstrar a seu público consumidor que podem oferecer bons produtos”, afirma o gerente da Unidade de Atendimento Setorial – Comércio do Sebrae, Juarez de Paula.

A primeira cartilha tem por objetivo apresentar sugestões que auxiliem o pequeno varejista na adoção de práticas mais sustentáveis no minimercado que ajudem o empreendedor a economizar energia, água e outros insumos, o que tem um impacto positivo direto na redução das despesas da empresa, a torna mais eficiente e competitiva. “As empresas que fazem uma utilização eficiente da energia, da água e dos outros recursos utilizados em seu dia a dia conseguem reduzir os custos. É uma oportunidade para ampliar as espremidas margens de rentabilidade”, explica Juarez de Paula.

Entre as ações sugeridas pelo Sebrae estão a correta iluminação dos ambientes, o condicionamento do ar, a eficiência dos balcões de refrigeração e os demais equipamentos em uso na loja; mudanças nos procedimentos de limpeza e higienização dos produtos, alimentos e ambientes; a redução de perdas de frutas, legumes e verduras com a alteração das práticas habituais de estoque e manuseio dos produtos e o envio de sobras de embalagens, como caixas de papelão, caixas plásticas e vasilhames, para a reciclagem.

A segunda cartilha é um guia com o objetivo de auxiliar os varejistas no planejamento e na avaliação de ações promocionais para os minimercados e traz um calendário sazonal com dicas para aproveitar cada data (como Natal, Dia das Mães, Dias dos Pais e Dia das Crianças datas de maior venda segundo entidades representativas do varejo. “Além destas, temos outras datas nacionais e várias datas regionais que também podem ser exploradas. Estes eventos são uma excelente oportunidade para o varejista ampliar os rendimentos de seu negócio. Porém há de se ter muito cuidado pois compras mal feitas podem se traduzir em prejuízos. Planejar as compras com antecedência é fundamental para evitar surpresas”, ressalta o gerente da Unidade de Comércio do Sebrae.

A terceira cartilha apresenta a metodologia do gerenciamento por categorias que pode ser aplicada por minimercados e mercearias uma estratégia que potencializa as vendas e aumenta a lucratividade do varejo por meio da oferta de produtos dispostos de forma organizada e atraente aos olhos do consumidor. “Imagine a seguinte situação: o consumidor vai às compras por produtos para fazer um churrasco de final de semana: carne, espetos, sal grosso, farofa e bebidas. Se esses produtos não estiverem localizados próximos e de forma organizada, o cliente perderá tempo para encontrá-los e poderá esquecer-se de algum item importante. Com os produtos concentrados próximos à seção de carnes, os consumidores ficarão satisfeitos com a facilidade de ter tudo à mão e não irão se esquecer de nada, podendo ainda levar outros produtos relacionados, como exemplo, uma tábua para cortar carnes, facas e produtos descartáveis”, afirma Juarez de Paula. “As grandes redes varejistas usam essa estratégia, mas a metodologia vem sendo simplificada permitindo a utilização em empresas de qualquer porte”, ressalta.

 

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