Produtos de Páscoa impactam venda de outros ítens nos supermercados

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Muito além das famosas parreiras de ovos de chocolate cobrindo alguns corredores, o varejista pode aproveitar a data para aumentar a venda de outros itens dentro do ponto de venda. Um balanço da JUI PDV, empresa que usa tecnologia, BI (Business Inteligence) e ciência de dados em soluções que auxiliam o varejo e a indústria a estimular vendas, mostra quais produtos tracionais da Páscoa puxam outras vendas e traz insights para a organizar o PDV com inteligência e estratégia.

Manter o ponto de venda sempre em ordem e pensado de maneira estratégica é importante uma vez que pesquisa recente da Nielsen aponta que cerca de 70% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda diante da gôndola.

“A experiência de compra do shopper tornou-se ainda mais importante com a pandemia, já que o consumidor está dividindo a atenção com as compras na internet. Por isso, é muito importante saber mensurar as ações no ponto de venda para ter ainda mais efetividade e rentabilidade”, afirma Cláudia Biselli, da JUI PDV.

Veja todas as dicas da JUI PDV

1. O varejista tem de preparar o seu ponto de venda. Não só com a nuvem de ovos criada entre as gôndolas, mas também com a comunicação. Mas o que levar em conta nesta comunicação? Nela é importante alavancar produtos correlatos a categorias que tradicionalmente aumentam vendas é muito importante;

  1. Com a chegada de qualquer sazonalidade, o carrinho de compra do shopper fica um pouco diferente. Ainda mais quando falamos de épocas tão ligadas a tradição e tradições que envolvem refeições. Com a chegada da Páscoa, a expectativa é que os pescados de maneira geral aumentem o faturamento por conta do bacalhau tradicional Sexta-feira Santa. Em alguns anos o faturamento da categoria chega a dobrar;
  2. Como toda festa, a categoria de bebidas cresce, em especial bebidas alcoólicas e é claro os chocolates que chegam a crescer 170% do faturamento. É preciso estar atento a essas duas categorias e impulsioná-las dentro do PDV;
  3. Também é interessante notar que duas outras categorias são alavancadas nesta época: padaria por conta das colombas e o FLV (frutas, legumes e verduras);
Os varejistas precisam pensar em 3 pontos:

• Novidades: cliente quer saber as novidades do ano, lançamentos da indústria para esta época.

• Diferenciais: cliente quer saber os itens que trazem algum diferencial ou até algum ponto específico para, por exemplo, alérgicos.

• Promoções: cliente está cansado de promoção que não é promoção. Conte apenas dos diferenciais. Em tempos de crise, apontar o melhor custo-benefício pode ser essencial para alavancar vendas.

  1. Conteúdo: Preste atenção no que está comunicando. Vá além da comunicação do preço e promoção. Apresente conteúdo como receitas, histórias. São importantes e diferenciais que agregam valor e chamam atenção;
  2. Comunicar através de canais digitais: mídias social, e-mail, WhatsApp e app também são muito importantes principalmente nesse momento que o shopper não pretende e não deve passar muito tempo na loja;
  3. O importante é estar preparado, abastecido e bem sinalizado para potencializar as vendas.

 

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