Os cinco principais porquês para se ter uma comunicação de PDV melhor

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*Por Cláudia Biselli Fonseca

Como você faz a comunicação visual do seu negócio? Você planeja como vai fazer uso dessa importante ferramenta de vendas dentro da sua loja? Você analisa os resultados vindos dessa comunicação? Na minha experiência no varejo, tanto como gestora da área de marketing como, agora, fornecedora de soluções inteligentes justamente para a comunicação no ponto de venda, eu já vi muitos empreendedores perdendo oportunidades valiosas por não planejar, executar, e principalmente, não analisar os resultados da comunicação visual do PDV com eficiência.

Já faz um tempo que sabemos que não é só a promoção que importa e que o shopper, apesar de valorizar muito o preço, procura também pela experiência e pela história que um produto pode  proporcionar. O varejista mais antenado sabe o valor da comunicação em loja, ainda mais nos tempos que vivemos, em que o consumidor vai ao supermercado se propondo a comprar o que precisa no menor tempo possível para ficar menos exposto em ambiente coletivo com é uma loja.

Para ajudar quem ainda não virou esta chave, separei cinco porquês pelos quais o varejista deve pensar na comunicação visual com mais estratégia e assertividade.

1 – Porque 70% da decisão de compra é feita dentro do PDV. Leia novamente a porcentagem e me diga se não vale a pena mesmo? Esse dado vem de um estudo produzido pela Nilsen há alguns anos e ele é poderoso porque mostra o quanto podemos estar perdendo em vendas caso não levemos essa faceta do comportamento do shopper em consideração.

Cláudia Biselli, fundadora da JUI PDV

2 – Porque segundo o mesmo estudo da Nilsen, preço é apenas o terceiro ou quarto atributo de venda. Benefícios do produto interessam mais pro consumidor do que o preço. É o que falamos antes, o consumidor quer pagar menos? Quer, mas ele também está disposto a pagar mais se a experiência for legal. E como ele vai saber sobre essa experiência se ninguém contar para ele?

3 – Porque 25% das vendas são perdidas por práticas inadequadas no PDV. Vou repetir, um quarto das vendas são perdidas por práticas inadequadas no ponto de venda. Um problema para o qual já existe solução não deveria fazer você perder tantas oportunidades de venda.

4 – Porque o valor investido em comunicação de PDV é o maior investimento em marketing para o varejo brasileiro. Sendo essa a maior fatia do seu orçamento em comunicação, não deveria ser ele pensado com maior carinho e dedicação?

 5 – Por que o varejo não mensura a conversão de vendas gerada pela comunicação de PDV. Investir em algo e depois não mensurar os resultados é uma péssima prática. Como saber se estou no caminho certo se não analisar os resultados das minhas ações? Como definir por onde ir ou não ir sem saber o que deu certo e o que não deu? Se, como falamos, 25% do orçamento de marketing é investido em comunicação no PDV como saber se esse valor está sendo bem empregado sem analisar os resultados? Seu investimento não pode ser maltratado assim.

E precisa falar mais? Todo mundo reconhece que comunicação de PDV é relevante na tomada de decisão do consumidor. Varejo e indústria investem muito nisto. É imprescindível que esta comunicação seja planejada, mensurada e monitorada. Se mensurado, o varejo passa a se apropriar do que comunica, e executa de uma maneira melhor. E se monitorada de maneira produtiva, a loja consegue executar a comunicação com maior agilidade e facilidade.

A JUI PDV mensura a eficiência de comunicação em todos os seus clientes. Consegue ajudar o varejo a aumentar vendas através do que é comunicado em cartazeamento e tem projetos com retorno de até 16% de aumento de vendas utilizando a comunicação em PDV.

*Claudia Biselli Fonseca é sócia-fundadora da JUI PDV e membro do Instituto Mulheres do Varejo e colunista do portal NEWTRADE

 

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