Marca Friboi perde espaço nas gôndolas

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A reação negativa de consumidores à delação premiada dos irmãos Batista já afeta as marcas comercializadas pela JBS. Nas gôndolas de supermercados da Grande São Paulo, a Friboi está menos presente, ao mesmo tempo em que a marca Do Chef, inicialmente voltada a restaurantes (food service), ganhou espaço.

Lojas do Extra, do Grupo Pão de Açúcar (GPA), visitadas pelo Jornal Valor Econômico na capital paulista e em municípios da região metropolitana, não apresentavam mais as tradicionais bandejas de carne moída e outros cortes de bovinos com a marca Friboi. Em seu lugar, apareceu a Do Chef – que antes levava o rótulo “Do Chef Friboi” quando era vendida nas churrascarias.

No Carrefour, por outro lado, a Friboi segue presente nas bandejas, e a Do Chef não constava nas lojas visitadas na capital paulista.

Procurada para prestar esclarecimentos, a JBS informou “que seu portfólio de marcas continua o mesmo, e cada uma das bandeiras mantém estratégia própria de distribuição. A companhia reforça que segue suas operações normalmente”.

Em entrevista em março do ano passado, a JBS anunciou uma reestruturação das marcas de carne bovina. Foi nessa reestruturação que surgiu a “Do Chef Friboi”, rebatizando a “Swift Gran Reserva”, voltada a churrascarias. Na ocasião, o diretor da JBS Carnes, Renato Costa, previa aumentar a rede de restaurantes que adquiriam a Do Chef de 65 mil para 100 mil em 2016. Tratada como marca premium, a Do Chef Friboi representava 12% das vendas de carnes com marca da JBS no país.

Ainda não é possível ter a dimensão do processo que fez a Do Chef ganhar espaço, mas analistas apontaram, logo após a divulgação da delação premiada dos donos da JBS, que a Friboi era a marca mais associada aos irmãos Batista.

Friboi é o nome de fundação da empresa, que só passou a se chamar JBS em 2007, em alusão às iniciais do fundador José Batista Sobrinho. Por isso, poderia ser mais penalizada pelas campanhas de boicote feitas por consumidores nas redes sociais. Em outros casos, como as marcas Seara, Vigor e Minuano – as duas últimas pertencem à J&F Investimentos, controladora da JBS -, os reflexos seriam menores, porque dificilmente os consumidores as relacionam aos Batista, de acordo com analistas.

A ascensão Friboi nos últimos anos representa uma etapa relevante da indústria de carne bovina do Brasil, bem como o pioneirismo da JBS nessa frente. A marca Friboi ficou popularmente conhecida no país em 2013, em uma bem-sucedida campanha estrelada pelo ator Tony Ramos (“Carne confiável tem nome”). O objetivo era agregar marca – e, claro, rentabilidade – à carne bovina. Ao contrário da carne de frango, no qual marcas como Sadia, Perdigão e Seara já eram relevantes, a carne bovina era vendida sem diferenciação. A estratégia da Friboi foi vista como uma etapa de amadurecimento da indústria.

Fonte Valor Econômico
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