Lições para o comércio acertar na Black Friday 2015

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Sucesso indiscutível nos Estados Unidos e em diversos países da Europa, a Black Friday, data criada pelo varejo para grande ação promocional de vendas, parece ainda não ter caído na preferência dos consumidores brasileiros. Estudo realizado por meio de parceria entre a Officina Sophia Retail, empresa de pesquisa da holding HSR especializada em varejo e comportamento de compra, e o painel de pesquisas eCGlobal Solutions, revelou que 44% dos entrevistados pesquisaram produtos, mas não compraram nada. Outros 42% afirmaram que compraram e apenas 14% nem pesquisaram e compraram.

Aqueles que não aproveitaram a Black Friday indicaram os principais motivos para não concretizar a compra. Nesse segmento da amostra, 58% não perceberam vantagem no valor do desconto para o produto desejado. Já 30% alegaram que o produto de interesse não entrou na promoção.

Com relação a Black Friday em outros anos, Valéria Rodrigues, presidente da Officina Sophia Retail comenta: “Do total de entrevistados, percebe-se um aumento pelo interesse de compra. Para se ter uma ideia, de 2012 para 2013 triplicou-se as vendas no público entrevistado, mas a pesquisa demonstra que ainda temos muito para desenvolver, pois 52% dos respondentes afirmaram que nunca compraram na data”.

Segunda ela, a maior procura é pelas lojas online, mas as lojas físicas também demonstram um bom aproveitamento. Do universo pesquisado 67% das vendas foram realizadas no online e 33% nas lojas físicas.

Outros dados apurados envolvem as promoções e divulgação da data. De acordo com a pesquisa, 48% entendem que as promoções estavam iguais aos anos anteriores. Em se tratando da divulgação, 51% acreditam que a divulgação foi melhor do que em outros anos, sendo que 77% tiveram conhecimento da data por anúncios na internet. O e-mail marketing das lojas alcançaram 69% e anúncios na TV alertaram 67%.

A pesquisa foi realizada com 700 pessoas, que responderam questionário online, entre 29 de novembro e 2 de dezembro de 2014.

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