IBGE: Recuperação do varejo depende de renda, crédito e inflação sob controle

0 103

O varejo ainda não dá sinais de que o fundo do poço já ficou para trás, confirmou Isabella Nunes, gerente na Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Ainda não tem um quadro que possa observar recuperação, nem na margem (comparação com o mês anterior) nem na comparação com (o mesmo mês de) 2015”, ressaltou Isabella.

As vendas recuaram 1,0% em setembro ante agosto. Na comparação com setembro de 2015, a queda foi de 5,9%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo IBGE.

A pesquisadora do IBGE acredita que a recuperação das vendas só virá quando houver expansão da renda, redução no custo do crédito e inflação sob controle.

No terceiro trimestre, as vendas no varejo recuaram 5,7% em relação ao mesmo trimestre de 2015. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, a queda alcançou 9,0% no mesmo período.

“As taxas trimestrais recuam há sete trimestres consecutivos, tanto na comparação com o trimestre imediatamente anterior quanto na comparação com o mesmo período do ano anterior”, ressaltou Isabella. Via Agência Estado.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.