Quem passa o dia fora de casa, já passou pelo dilema de enfrentar uma praça de alimentação, não saber o que comer e acabar escolhendo junk food. Era esse dilema que Mateus Lacerda, 31 anos, passava todos os dias quando morava em Vitória (ES). Pensando em criar uma rede de fast-food que tivesse opções de comidas caseiras e com preço acessível, ele fundou a Tomatzo.
Nascido em Brasília, Lacerda sempre teve o espírito empreendedor. Ainda muito jovem, já era franqueado de uma loja de conveniência em posto de gasolina. Com a vontade de sair da franquia, criou uma loja própria no mesmo setor e fracassou. “Investi tudo que tinha nesse estabelecimento e perdi tudo”, diz o empresário. Foi com essa experiência que decidiu que, se fosse empreender de novo, só seria em franquias.
Em 2008, abriu mão do negócio e decidiu estudar nos Estados Unidos. Lá, descobriu que as iogurterias eram uma boa oportunidade de negócio e voltou ao Brasil para abrir uma franquia. Deixou sua família em Brasília e passou 4 anos como franqueado de uma iogurteria no Espírito Santo. Foi em Vitória que teve a ideia de criar a Tomatzo.
“Como eu morava sozinho, não tinha onde me alimentar. Nos shoppings, via o déficit da praça de alimentação. Faltava um fast-food com opções mais caseiras e saudáveis”, afirma Lacerda. Assim, largou a franquia, voltou a sua cidade natal e começou a planejar o seu novo negócio.
Para abrir a primeira loja da Tomatzo em um shopping, Lacerda investiu R$ 250 mil.
Os empreendedores já abriram o negócio pensando em fazer dele, uma franquia. “Abrimos uma loja teste em 2012 e iniciamos com o primeiro franqueado em 2014. Foram dois anos analisando o negócio, criando a estrutura e solucionando os problemas”, diz Lacerda.
Hoje, a Tomatzo está com sete franquias e uma unidade própria em praças de alimentação de Brasília, mas pretende iniciar a expansão nacional em breve. O escritório da rede, também na cidade, conta com sete funcionários. Em 2016, o negócio faturou R$ 5 milhões.
No restaurante, os pratos são variados. “A pessoa consegue compor o prato da maneira que quiser. Existem opções lights, diets, veganas e gordurosas”, conta o empreendedor. O diferencial é que todos os ingredientes são naturais, os molhos são orgânicos e poucos alimentos são industrializados. Daí surgiu o conceito de “fast-food caseiro”.
Para o futuro, os sócios pretendem aumentar o seu faturamento conseguindo novos franqueados pelo Brasil todo. “No final do quinto ano de atuação, queremos estar com 75 unidades no Brasil inteiro”, afirma Lacerda.