Fast-food de comida caseira fatura R$ 5 milhões

0 1.266

Quem passa o dia fora de casa, já passou pelo dilema de enfrentar uma praça de alimentação, não saber o que comer e acabar escolhendo junk food. Era esse dilema que Mateus Lacerda, 31 anos, passava todos os dias quando morava em Vitória (ES). Pensando em criar uma rede de fast-food que tivesse opções de comidas caseiras e com preço acessível, ele fundou a Tomatzo.

Nascido em Brasília, Lacerda sempre teve o espírito empreendedor. Ainda muito jovem, já era franqueado de uma loja de conveniência em posto de gasolina. Com a vontade de sair da franquia, criou uma loja própria no mesmo setor e fracassou. “Investi tudo que tinha nesse estabelecimento e perdi tudo”, diz o empresário. Foi com essa experiência que decidiu que, se fosse empreender de novo, só seria em franquias.

Em 2008, abriu mão do negócio e decidiu estudar nos Estados Unidos. Lá, descobriu que as iogurterias eram uma boa oportunidade de negócio e voltou ao Brasil para abrir uma franquia. Deixou sua família em Brasília e passou 4 anos como franqueado de uma iogurteria no Espírito Santo. Foi em Vitória que teve a ideia de criar a Tomatzo.

“Como eu morava sozinho, não tinha onde me alimentar. Nos shoppings, via o déficit da praça de alimentação. Faltava um fast-food com opções mais caseiras e saudáveis”, afirma Lacerda. Assim, largou a franquia, voltou a sua cidade natal e começou a planejar o seu novo negócio.

Para abrir a primeira loja da Tomatzo em um shopping, Lacerda investiu R$ 250 mil.

Os empreendedores já abriram o negócio pensando em fazer dele, uma franquia. “Abrimos uma loja teste em 2012 e iniciamos com o primeiro franqueado em 2014. Foram dois anos analisando o negócio, criando a estrutura e solucionando os problemas”, diz Lacerda.

Hoje, a Tomatzo está com sete franquias e uma unidade própria em praças de alimentação de Brasília, mas pretende iniciar a expansão nacional em breve. O escritório da rede, também na cidade, conta com sete funcionários. Em 2016, o negócio faturou R$ 5 milhões.

No restaurante, os pratos são variados. “A pessoa consegue compor o prato da maneira que quiser. Existem opções lights, diets, veganas e gordurosas”, conta o empreendedor. O diferencial é que todos os ingredientes são naturais, os molhos são orgânicos e poucos alimentos são industrializados. Daí surgiu o conceito de “fast-food caseiro”.

Para o futuro, os sócios pretendem aumentar o seu faturamento conseguindo novos franqueados pelo Brasil todo. “No final do quinto ano de atuação, queremos estar com 75 unidades no Brasil inteiro”, afirma Lacerda.

Fonte PEGN
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.