Exclusivo: 21 ações de marketing para lucrar com a Copa do Mundo

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A expectativa para o evento, que se realizará entre os meses de junho e julho de 2014 no Brasil, é muito grande e o cenário é positivo para o setor de alimentos e bebidas. Uma pesquisa realizada em 2013 pelo SPC-Brasil e pela CNDL – Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas para a ocasião da Copa das Confederações mostrou que 43% dos empresários entrevistados declararam estar se preparando para a Copa do Mundo de Futebol de maneira diferente do que fizeram na Copa das Confederações, em 2013.

A fim de driblar os concorrentes e de acertar em cheio o carrinho do consumidor, os lojistas precisam ficar atentos às 21 dicas exclusivas que a revista ABASTECIMENTO buscou junto à indústria e aos atacadistas distribuidores, responsáveis pela comercialização de produtos ao pequeno e médio varejo. José do Egito, presidente da ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores e diretor da Jotujé Distribuidora, do Ceará, lembra que, em primeiro lugar, não podemos nos esquecer das lições aprendidas durante a Copa das Confederações, quando o excesso de otimismo levou a um superdimensionamento dos estoques. Além disso, a queda do movimento nos dias dos jogos não foi corretamente levada em consideração.

Confira e ponha em prática as dicas abaixo:

Estoque
Além de antecipar as compras, é preciso planejar o volume de compras. Esse ajuste no volume de compras deve ser aproximadamente 30% maior, variando de acordo com a categoria. “Por outro lado, é sempre bom
lembrar-se do risco de estoque encalhado após o evento. Por isso, é preciso tratar bem as condições no momento da compra, pois alguns fornecedores podem oferecer a possibilidade de troca”, orienta Leonardo Severini, diretor do Atacado Vila Nova, de Minas Gerais.

Categorias
As características regionais devem ser sempre levadas em consideração na hora de fechar o pedido de compras para as vendas do período. “Cada varejista deve voltar sua atenção para a realidade de sua loja e para o perfil dos consumidores, mas o fato é que alguns itens, com certeza, terão suas vendas aumentadas. Por exemplo, em algumas regiões do País não se faz comemoração alguma sem um churrasco. Por isso, nessas regiões, itens como carvão e carne não podem faltar. Finalmente, um item simples e que poderia ser negligenciado, mas que certamente terá grande saída são as pilhas. Lembremos que o tradicional aparelho de rádio ainda é muito popular na maior parte do País”, diz José do Egito.

Abastecimento
O trabalho dos promotores não pode parar na loja. Uma gôndola bem abastecida é palavra de ordem e para que esse trabalho seja mais eficaz, o varejista tem a tecnologia a seu favor. “O abastecimento será o maior desafio
dos varejistas neste semestre, pois é indispensável que neste período ele mantenha suas gôndolas abastecidas e otimize seu estoque de produtos. Esta será a meta de todos e, por isso, eles precisam trabalhar em conjunto com seus fornecedores para que os custos sejam reduzidos e a eficiência no abastecimento aumente”, diz João Batista dos Santos, diretor-presidente da Acácia Consultoria.

Produtos temáticos
É comum que o varejista se lembre de realizar ações focadas no cliente/shopper e se esqueça um pouco do cliente interno. “Por isso, sugerimos ações que mantenham a motivação dos colaboradores, como disponibilizar um local agradável para que a equipe possa acompanhar os jogos. Decore uma sala com motivos da Copa, ofereça lanches, refrigerantes, pipocas. O colaborador feliz e motivado é um patrimônio da empresa e precisa ser valorizado”, diz José do Egito.

Ambientação da loja
Além da equipe, a loja deve estar no clima do campeonato. Por isso, é essencial investir na decoração de gôndolas, caixas e corredores. “Há coisas simples que podem ser feitas, como a colocação de bandeiras e bandeirolas, e a preparação de destaques em pontas de gôndolas. Além disso, é aconselhável separar alguns produtos para oferecê-los em promoções especiais da Copa”, orienta José Costa, diretor da JC Distribuição,
de Goiás.

Ações promocionais
Esta é uma oportunidade ímpar para se desenvolver ações promocionais, pois não há tema melhor do que o apelo da Copa do Mundo de Futebol e ainda mais no Brasil! A afirmação é de José de Sousa Vieira, que reforça a mensagem: “O atacado e o varejo independente devem se unir para fazer um bom investimento na
oferta de certos produtos-focos durante o período. A melhor dica é destacar pontos extras de produtos para
atraírem a atenção dos consumidores, além de se preparar tabloides e outras formas de comunicação visual na loja e ao redor dela”, comenta.

As outras 15 dias você confere na edição 43 da Revista ABASTECIMENTO – jan/fev 2014.

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