Enéas Pestana vai comandar a Máquina de Vendas

0 164

O ex-presidente do Grupo Pão de Açúcar, Enéas Pestana, assume nesta semana o comando da Máquina de Vendas, terceira maior varejista de móveis e eletroeletrônicos do País. Nos últimos dois meses, como consultor, Pestana traçou um plano de reestruturação para a companhia, com o objetivo de tornar a rede lucrativa. Fontes de mercado afirmam que a ida dele para o dia a dia da empresa é um caminho que se abre para a Máquina de Vendas finalmente encontrar um sócio de peso para capitalizar a empresa.

Dona de um faturamento anual de R$ 10 bilhões, a Máquina de Vendas nasceu da união da baiana Lojas Insinuante com a mineira Ricardo Eletro. Depois ganhou musculatura ao incorporar como sócias a catarinense Lojas Salfer, a mato-grossense City Lar e a pernambucana Eletro Shopping.

A falta de integração das companhias, que gerou sobreposição de cargos e atuação descoordenada das empresas, que atuavam de forma independente, é apontada como principal problema da varejista. Agora, com a nova estrutura – os cinco sócios Luiz Carlos Batista, Ricardo Nunes, Clayton Salfer, Erivelto Gasques e Richard Saunders saem da operação da empresa e passam a atuar na holding e no conselho de administração da companhia – Pestana vai buscar capturar as sinergias entre os negócios.

O atual presidente Pedro Magalhães, contratado no processo de profissionalização da gestão da companhia, vai atuar na área de governança corporativa. Mario Lahoz, da equipe de Pestana, dono da consultoria Enéas Pestana & Associados, vai ocupar interinamente a diretoria financeira da varejista.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.