Em um ano de incertezas econômicas, as redes de franquias estão apostando em modelos de negócios mais enxutos, que pedem um investimento menor do franqueado. Com custos de montagem e operação mais baixos, o valor dos modelos mais compactos chega a ser 40% menor que o das franquias clássicas.
Na rede de paletas mexicanas Los Paleteros, o franqueado pode escolher entre o modelo de loja física, que custa R$ 435 mil; o quiosque, que custa R$ 290 mil; e, desde o fim de 2014, o carrinho de paletas, com investimento de R$ 140 mil.
“Essa nova operação reduziu em 40% o custo de investimento do franqueado e nos permite explorar mercado menores, diversificando nosso mercado”, explica o sócio fundador da marca, Gean Chu.
No fim de 2014, a pizzaria Patroni também começou a comercializar uma operação mais enxuta de suas franquias. A rede, que já possuía os modelos “premium” para o público das classes A e B, e o modelo “classic” para as classes C e D, lançou uma operação “express”, para locais de alta circulação de pessoas. Fonte: Ig