Como os varejistas podem driblar os feriados e alavancar vendas em 2021

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O ano de 2020 foi de muitas incertezas para diversos setores e, para o varejo, não seria diferente. Porém, mesmo com os altos e baixos, o segmento registrou bons resultados, ainda que visando melhoras significativas para 2021. Com o aumento dos casos de Covid-19 e as incertezas em relação à vacinação no Brasil, pode ser que tal esperança se mantenha apenas como uma expectativa.

Além disso, de acordo com um levantamento da FecomercioSP, o varejo brasileiro deixará de faturar R﹩ 15,8 bilhões por conta dos 12 feriados nacionais do calendário oficial de 2021, o que pode ser um grande obstáculo para quem havia planejado recuperar os prejuízos neste ano. Pensando nisso, reunimos dicas fundamentais sobre como os lojistas podem superar as adversidades e alavancar as vendas em 2021. Confira!

Esteja presente no mundo digital e ofereça novas opções de pagamento aos clientes

Segundo expectativas da Ebit/Nielsen, as vendas do e-commerce no Brasil devem subir 26% esse ano e atingir faturamento de R﹩ 110 bilhões. Se as pessoas pretendem manter o hábito de comprar pela internet, as marcas precisam estar presentes no mundo digital para conseguir sobreviver. Além disso, é necessário que elas apostem em soluções de pagamentos inclusivas, pensadas para atender a população desbancarizada ou com acesso limitado aos serviços bancários. “Em decorrência da Covid-19, os usuários de plataformas virtuais estão optando por soluções de pagamentos ágeis e de rápida liberação para receberem seus produtos em casa. É o caso do Boleto Flash®, tecnologia com confirmação de pagamento em menos de uma hora”, explica Ralf Germer, CEO e cofundador da PagBrasil.

Aposte em novas tecnologias para interagir e engajar o consumidor

Com o consumidor cada vez mais empoderado e exigente é preciso buscar novas formas de abordagem para reduzir o atrito e gerar encantamento. Uma das apostas é o chamado Live Commerce que nada mais é que a união das duas maiores tendências da atualidade: transmissões ao vivo e e-commerce. Esta estratégia captura o interesse do usuário, gerando uma ocasião de consumo (com senso de urgência) e reduzindo o atrito na aquisição de um produto – já que ele pode ser comprado da própria live e com um clique. “Estamos diante de uma revolução tecnológica e usufruir desses avanços para reduzir atritos e gerar engajamento agrega valor à experiência do cliente e à relação das marcas com público”, afirma Mateus Magno, CRO da Sambatech e Samba Digital.

Personalize a experiência do consumidor com CRM

Há bastante tempo as mensagens massificadas não geram resultados. É preciso investir em soluções que tornem a jornada de compra única. A Propz , por exemplo, é uma startup que tem uma infraestrutura própria para processar, agrupar e analisar grandes quantidades de dados, armazenados na nuvem com o objetivo de gerenciar campanhas e entregar ações e ofertas cada vez mais personalizadas. “Entendemos que é essencial personalizar não somente a comunicação, mas também as ofertas, para atender as expectativas de cada cliente. Se cada um deles é diferente e quer ser tratado como único, a empresa que utiliza seu CRM de forma estratégica, mostrando o produto certo, para a pessoa certa, no melhor momento e através do canal de preferência do consumidor é quem sai ganhando na hora de converter e fidelizar clientes”, afirma Danilo Nascimento, CRO da Propz.

Invista em soluções digitais que transformam o atendimento entre marcas e pessoas

Promover um atendimento resolutivo e que gere confiança é essencial para alavancar as vendas, e esse é um dos objetivos da Pessoalize.  De acordo com Joseph Lee Kullmannm, CEO da Pessoalize, o mercado está em constante evolução e as empresas precisam entender que o atendimento digital e humanizado com foco no cliente é o que irá fazer os consumidores se tornarem fiéis a marca. “A conectividade em todos os canais é extremamente importante para garantir uma melhor experiência de atendimento. Nossa missão é conectar marcas e pessoas de forma humanizada, integrativa e inteligente, reduzindo as barreiras digitais de comunicação”, explica.

Atendimento ao cliente com plataformas integradas ao CRM

Investir em ferramentas qualificadas e que se integrem com o Customer Relationship Management – os CRM – pode ser o grande diferencial para todas as etapas de suas vendas. Para ajudar as empresas nesta missão, a Nvoip , plataforma de comunicação de voz, SMS e API desenvolve mecanismos para interligar sistemas de voz e SMS compatíveis com qualquer tipo de programação, além de liberar alguns módulos como torpedos de voz. “Ferramentas que integrem os sistemas têm sido o grande ‘pulo do gato’ para que as empresas possam otimizar tempo e recursos, ao possibilitar que ligações sejam realizadas diretamente na plataforma de CRM”, explica Leandro Campos, CEO e cofundador da Nvoip.

Invista em uma solução antifraude

Um dos principais problemas nas transações online são os falsos positivos – pedidos feitos por clientes legítimos, mas que acabam sendo barrados por suspeita de fraude. Quanto maior este indicador, mais dinheiro o lojista deixou de faturar em razão de uma análise de risco excessivamente criteriosa. Além disso, os varejistas também estão sujeitos a multas e descredenciamento das bandeiras de cartão caso sofram um número alto de fraudes. “Boas tecnologias antifraude conseguem barrar possíveis golpes, sem interferir nas compras legítimas, feitas por bons clientes, otimizando a operação e garantindo aumento no faturamento”, afirma Tom Canabarro, CEO e cofundador da Konduto.

Interaja com o seu público

Se manter atraente e relevante para os consumidores em um mercado cada vez mais dinâmico e repleto de concorrência muitas vezes pode ser um desafio. Para isso, é interessante investir em publicidade de qualidade e diferenciadas, a fim de prender a atenção do público, principalmente com as rápidas e constantes mudanças nos hábitos de consumo durante a pandemia. “Entender as recorrentes mudanças de comportamento da sociedade, adaptar a linguagem ao novo momento e proporcionar experiências únicas são peças-chave para manter um modelo de negócio atrativo e diferenciado de seus concorrentes em todas as épocas do ano”, afirma Victor Canô, CEO da Cazamba.
Para isso, a empresa desenvolve peças publicitárias em formatos diferenciados e totalmente personalizados, e que possibilitam acompanhar os resultados em tempo real. Desta forma, é possível agregar mais valor ao produto ou serviço em questão, além de evitar gastos desnecessários com propagandas que não atingem de fato as pessoas certas.

Migre a loja física para o ambiente online

Integrar uma marca a todos os meios digitais se tornou uma prática indispensável para comerciantes que possuem lojas físicas e querem atrair e fidelizar os seus clientes. “Estamos vivendo uma nova realidade no varejo e, mais do que nunca, é preciso se reinventar para atender com eficiência os consumidores. Por isso, é muito importante que as marcas estejam cada vez mais presentes nos canais digitais, seja nas redes sociais como Facebook, Instagram, Tik Tok como também nos aplicativos de mensagens, que tem disponibilizado recursos tecnológicos e integrados com outros meios para facilitar as vendas dos lojistas, tornando-as mais seguras. Isso fará com que as empresas fiquem mais próximas do seu público-alvo e os atenda com excelência e de maneira personalizada”, explica Jefferson Araújo, CEO da ShowKase .

Implemente soluções tecnológicas para identificação do consumidor

Danny Kabiljo, CEO da FullFace , empresa brasileira especializada em biometria facial, aponta que a tecnologia de reconhecimento facial é uma das alternativas para quem quer implantar processos de identificação com segurança e agilidade. “Existem hoje diferentes soluções para conter a fraude no varejo e uma delas é a biometria facial. De acordo com a Europol, o mundo teve prejuízo de mais de 290 bilhões de Euros com roubos de identidade, somente em 2019. Para evitar a ação dos fraudadores e prejuízos financeiros, os e-commerces e aplicativos devem implementar câmeras com a tecnologia da FullFace, por exemplo, pois assim, os processos de identificação ficam mais seguros, amigáveis, inovadores e personalizados para o consumidor”, explica.

Estratégia de marketing pré-feriado

Criar um bom teaser da sua marca e preparar o público para ter uma promoção específica neste período é uma forma de atrair as pessoas com antecedência e fazer com que elas busquem de forma imediata essa oferta, cupom, benefício, afins. “Em um mercado cada vez mais acirrado e competitivo, elaborar uma estratégia de marketing é essencial para a empresa que quer se destacar e aumentar seus lucros”, afirma Sérgio Lima , publicitário e já atuou na S8Wow, uma das principais agências de comunicação com soluções omnichannel do país.

 

 

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