Cencosud aumenta lucros em 87% e chega a $ 187.535 milhões

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O Cencosud , um dos principais grupos varejistas da América Latina, com presença em cinco países, anunciou no dia 3 de março os resultados financeiros consolidados do quarto trimestre de 2015. Todos os valores estão em CLP (pesos chilenos).

Cencosud terminou 2015, com resultados financeiros muito positivos, apesar da desaceleração na demanda e aumento da competitividade. Em 2015, os principais objetivos eram ajustar a estratégia de negócios, melhorar a gestão de preços, implementar atividades de promoção mais eficazes e manter foco contínuo na gestão e desempenho das lojas, além de um controle de custos de administração do plano e vendas.

Quarto trimestre

  • O lucro líquido registrou um aumento significativo e expandiu 86,6%, atingindo $ 187.535 milhões. Isto é explicado, principalmente, pelo aumento no lucro operacional (+ 61,0% ao ano), refletindo o foco da Cencosud em eficiência e maior rentabilidade de todas as operações.
  • Cencosud alcançou uma redução significativa de 48 pontos bases na relação das dívidas financeiras/ EBITDA Ajustado. Excluindo os efeitos não recorrentes dos últimos 12 meses, o índice chegou a 2,8 vezes.
  • A receita do quarto trimestre foi de $ 3.048.854 milhões, alcançando um aumento de 1,1%, após um crescimento no conceito mesmas lojas em todos os países, exceto o Brasil, compensado pelo efeito da desvalorização do Real e do Peso colombiano.
  • A Divisão Supermercados atingiu uma margem EBITDA de 7,4%, impulsionado pelo melhor desempenho na Colômbia e Argentina. Na Colômbia, aumentou 263 pontos bases na margem EBITDA, que reflete o crescimento de dois dígitos no SSS (Same Store Sales) de perecíveis e melhores negócios com os fornecedores. Na Argentina, a margem EBITDA melhorou em 138 pontos bases após os ajustes na estrutura e processos. Enquanto o Chile, continua a atingir margem EBITDA de dois dígitos de melhora nos níveis de perdas e centralização dos processos. Peru manteve sua rentabilidade e alcançou um aumento de SSS contra o terceiro trimestre de 2015. Enquanto isso, o Brasil teve uma margem EBITDA positiva em comparação com o que foi alcançado no ano anterior.
  • Na divisão de Home Improvement, as receitas cresceram 18,8% alcançando $ 422 milhões no quarto trimestre de 2015. Enquanto a margem EBITDA atingiu 13,3%, graças a um desempenho melhor no Chile, Argentina e Colômbia.
  • A divisão Lojas de Departamento alcançaram uma margem EBITDA de 8,1%, pela rentabilidade recorde no Chile e no crescimento de dois dígitos nas vendas mesmas lojas no Peru. O Chile alcançou a maior margem EBITDA da história, e no, caso da bandeira Johnson, atingiu 10,3% no trimestre, fechando seu primeiro ano com EBITDA positivo desde a aquisição da rede. O crescimento de 21,2% em vendas mesmas lojas no Peru, reflete a consolidação da equipe e o processo de maturação da marca Paris no país.
  • A Divisão de Shopping Centers Continua um desempenho resiliente contra o ciclo econômico, a receita cresceu 14,1% alcançando o CLP de $ 72.290 milhões do 4º trimestre de 2015 versus o mesmo período de 2014. O EBITDA ajustado cresceu 30,5% graças a melhora de dois dígitos no Chile, Argentina e Peru.
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