Cash & carry e pequeno varejo despontam em pesquisa da Nielsen

0 208

Ao completar 20 anos de Plano Real, o Brasil passa por grandes transformações. Pela primeira vez, em 10 anos, o consumo da Cestas Nielsen, que correspondem a 135 categorias, caiu em 0,4%. Isso quer dizer que o varejo tem grandes desafios pela frente.

De acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira (13) pela consultoria global, enquanto o crescimento das categorias nas capitais é de 3%, o interior teve uma elevação de 4,9% no último ano. “As cidades do interior se tornaram a grande oportunidade tanto para o varejista quanto para a indústria”, comenta Jonathan Rosa, gerente de atendimento da Nielsen.

Apoiado no estudo, o executivo explica que, em 2013, os tipos de varejo que mais cresceram foram o mini mercado e o cash & carry (tradicional atacarejo), com 2% e 9,3% respectivamente. “Geralmente o cash & carry fica afastado dos centros cidade, sendo opção de compras mensais e mais rentáveis para o consumidor. Já o pequeno varejo é visitado pela fácil localização, servindo para a reposição da cesta”, ressalta Rosa.

O estudo também revela os fatores decisivos do consumidor no ato da compra:
Busca outros canais de compra com melhor custo x benefício.
Diminui suas idas ao ponto de venda.
Procura os mesmos produtos, porém com novas opções de desembolso
Troca suas marcas habituais por marcas mais baratas

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.