Crédito mais caro derruba produção de eletrônicos

0 109

A produção de equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos caiu 32,4% em maio frente o ano anterior, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A queda é reflexo do crédito mais caro e restrito este ano, uma das principais fontes de financiamento da compra desses produtos. A maior base de comparação com igual período do ano passado também contribuiu para pressionar o indicador.

“O principal produto em queda nessa categoria são os televisores, cuja produção foi alavancada nos primeiros meses de 2014 pelo efeito Copa do Mundo”, destaca o coordenador da pesquisa do IBGE, André Macedo.Ele ressalta, entretanto, que apesar da influência dos televisores, mais de 90% dos produtos da categoria apresentaram retração em maio. “O recuo em monitores, impressoras e celulares também impactou negativamente o indicador”, cita Macedo.

O economista das Faculdades Integradas Rio Branco, Rogério Buccelli, lembra que em igual período do ano passado o crédito estava mais barato e a renda disponível era maior. “Esses fatores influenciam diretamente o ritmo de venda de eletrônicos e informática”, observa ele.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.