Ministério Público pede bloqueio de bens do dono da J&F

0 85

O Ministério Público Federal (MPF) pediu ontem que a Justiça reconheça que o presidente da Eldorado Celulose e dono da JBS, Joesley Batista, e o diretor da empresa, José Carlos Grubisich Filho, ambos da holding J&F, descumpriram acordo firmado no âmbito da Operação Greenfield e reaplique sanções aos empresários.

Em petição enviada à 10ª Vara da Justiça Federal, em Brasília,  o procurador Anselmo Henrique Cordeiro Lopes solicita o bloqueio de bens e ativos dos envolvidos até o limite de R$ 3,8 bilhões, como forma de garantir o eventual ressarcimento de prejuízos causados aos fundos de pensão Petros (Petrobrás) e Funcef (Caixa) – que têm participações minoritárias na Eldorado – ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e à Caixa.

O investigador requer também que os dois sejam proibidos de ocupar cargos ou funções de direção em empresas do grupo J&F, de sair das cidades em que residem e de manter qualquer tipo de comunicação entre si e com outros investigados.

Atualização (08/02)

Em comunicado enviado para imprensa, a companhia informa que “foi surpreendida com o pedido do MPF-DF de medidas judiciais contra Joesley Batista e Jose Carlos Grubisich, as quais tiveram como base denúncias estapafúrdias, infundadas e com caráter de interesses pessoais de Max Mauran Pantoja da Costa (Conselheiro indicado pela FUNCEF). Todas as  decisões são públicas e foram tomadas pelo  conselho de administração da Eldorado, com a maioria dos votos de seus membros, incluindo os independentes, de acordo com o estatuto social da companhia e o acordo de acionistas. A  J&F refuta todas a alegações irresponsáveis feitas por Pantoja e pedirá  ao MPF  e ao juiz competente a oportunidade de provar a licitude, lealdade e boa fé de todas decisões tomadas no âmbito da empresa e do seu conselho de administração, antes que tal ilação do conselheiro traga mais prejuízo para a empresa, clientes, colaboradores e os executivos mencionados”.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.