Mercado de produtos de limpeza no País segue tendência europeia

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Produtos com maior eficácia e com fórmulas mais concentradas, novidades tecnológicas e até mesmo purificadores de ar que deixam a sensação de limpeza por mais tempo. O consumidor brasileiro está cada vez mais exigente em relação aos produtos de limpeza. E a pesquisa desenvolvida pela Nielsen, com os resultados publicados no anuário da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla), confirma a mudança no hábito do brasileiro: purificadores de ar, limpadores multiusos e panos de limpeza estão entre as categorias de maior crescimento em volume de vendas.

Além dos tipos estudados e quantificados pela entidade (um total de 21), outras, como por exemplo, detergentes líquidos para roupas que já começam a aparecer em outros formatos como cápsulas, hoje são encontradas nas prateleiras. A tendência, em ascensão na Europa, está chegando ao Brasil cada vez mais rápido.

No acumulado dos últimos cinco anos, o produto com crescimento mais expressivo foi pano de limpeza (94,4%), seguido de purificador de ar (74,5%) e do concentrado de limpeza – categoria que corresponde ao multiuso, limpador perfumado e limpeza pesada (58,8%). Outro dado apontado pela Nielsen é que com o aumento no poder de compra e da alteração do cenário doméstico, o consumidor tem optado por produtos de limpeza multifuncionais e que tragam praticidade e bem-estar ao lar.

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