Grendene aumenta lucro líquido em 41,8% no 1º Tri

0 87

Nos resultados do primeiro trimestre de 2015, a Grendene – uma das maiores fabricantes mundiais de calçados – anuncia melhoria de seus principais indicadores financeiros. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve crescimento de 41,8% no lucro líquido, que atingiu R$ 136,9 milhões; e de 50,7% no Ebit, que chegou a R$ 109,2 milhões. As Receitas Bruta e Líquida aumentaram 3,7% e 7,8%, alcançando R$ 638,4 milhões e R$ 532,3 milhões, respectivamente. Todas as margens registraram alta em relação aos três primeiros meses de 2014: 4,6 p.p (Bruta), 5,8 p.p (Ebit), 6,2 p.p (Ebitda) e 6,2 p.p (Líquida).

Apesar da retração econômica no país o mercado interno contribuiu positivamente com os resultados do 1T15, com crescimento de 11% no volume, totalizando 34,3 milhões de pares (30,9 milhões de pares no 1T14). Segundo Francisco Schmitt, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Grendene, a percepção é de estabilidade no consumo de calçados no Brasil (os números oficiais ainda não foram divulgados) – que sofre com a queda do consumo geral – o que não impediu aumento de volume e, segundo acredita o executivo, o market share da Grendene.

Já a exportação recuou 21,3%, com 12,4 milhões de pares, resultado afetado principalmente pela desaceleração econômica enfrentada por boa parte da América Latina e a desvalorização das principais moedas internacionais frente à moeda americana o que dificultou as vendas de produtos precificados em dólar para o mercado externo. Ainda assim, a Grendene manteve a liderança nas exportações pelo 13º ano consecutivo com fatia correspondente a 39,2% do volume total de calçados produzidos no Brasil no primeiro trimestre do ano.

Segundo Schmitt, a Companhia atribui os bons resultados a combinação de uma correta antecipação do ambiente econômico com a execução de medidas para adaptação a este cenário. “Além da flexibilidade para mudar rapidamente o nosso portfólio de produtos das diferentes marcas, também destacamos a correta precificação, avanço dos processos com o objetivo de melhorar as margens, e a boa atuação no ponto de venda”, pontua o executivo.

Para Schmitt, os aspectos que proporcionam ganhos de market share com bons retornos para a Grendene, como a produção em escala de produtos atraentes com elevado valor percebido, marcas fortes, preços acessíveis produzidos a custos que garantem a rentabilidade, e distribuídos de forma eficiente, permanecem. “Para continuar crescendo ao longo do ano, a Grendene vai manter o foco no fortalecimento de suas marcas, na excelência operacional, no estreitamento do relacionamento com os canais de vendas e na melhoria das margens”, reforça.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.