As categorias de bazar mais rentáveis para o atacado e indústria

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“Vamos entrar em um mercado de valor agregado.” É com esse propósito que Hamilton Rodrigues, gerente de Vendas da Galiza Distribuidora decidiu investir nas várias categorias que abrangem a cesta de bazar. A ideia, que surgiu no ano passado, já foi colocada em prática com a inclusão de algumas dessas categorias, como pilhas, canetas e vassouras, no portfólio da empresa. “Trabalhamos com produtos alimentícios, que geram margem de lucro limitada. Por ser uma distribuidora pequena, a Galiza investirá, cada vez mais, nesse novo segmento. Enquanto a indústria ganha em volume, ganharemos no mix de produtos”, comenta. Rodrigues destaca que os produtos dessa cesta têm margem superior de lucro e acredita que a distribuidora tenha uma vantagem competitiva com relação às concorrentes do norte do Paraná. “Nesse ponto, oferecemos o diferencial aos nossos quatro mil clientes e conseguimos emplacar em um mercado no qual outros fornecedores não conseguem se dar tão bem”, ressalta o gerente.

Principais categorias
Lâmpada / Isqueiro / Acendedor / Pilha / Cola / Vassoura / Filtro de papel

Produtos em evidência

Para alcançar seus consumidores, a BIC aposta em pesquisas regulares que aumentam e aprimoram o seu portfólio. De acordo com Leonel Sudatti, gerente da categoria de Acendedores da companhia, categorias como isqueiros proporcionam uma boa oportunidade de negócios, uma vez que oferecem desde linhas básicas até produtos diferenciados, de maior valor agregado. “Temos por missão oferecer produtos de qualidade acessíveis a todos, tanto em preço como em distribuição. Dentro da categoria de acendedores, temos uma gama variada de produtos, constituindo uma solução completa para produção e uso da chama. O portfólio inclui isqueiros, acendedores domésticos e iniciadores de fogo para carvão e lenha, com previsão de lançamento neste mês de janeiro”, explica. Mantendo os investimentos em todos os setores em que atua, a BIC Brasil se consolida como a segunda maior operação do mundo da companhia francesa, tendo recebido investimentos globais.

Otimista com o desenvolvimento da cesta de bazar, a Melitta do Brasil intensifica os investimentos no País, principalmente em pesquisa e propaganda, visando alcançar um faturamento bruto de 1,2 bilhão de reais até 2016. No mercado nacional, os filtros da Melitta representam 62% da categoria, segundo pesquisa realizada pela Nielsen. “Se compararmos os negócios de filtros em conjunto com as marcas de café, verificaremos que entre 2010 e 2012 também tivemos um crescimento de 25%”, conta Bernardo Wolfson, presidente da Melitta do Brasil. No ano passado, a receita bruta da empresa foi de 902 milhões de reais. O crescimento anual de dois dígitos, mantido há dez anos, antecipou a previsão da empresa de alcançar um faturamento bruto de um bilhão de reais – a meta era para 2017. Com o objetivo de modernizar as fábricas de Avaré/SP e de Bom Jesus/RS, e também a Celupa, bem como e a infraestrutura em TI, serão investidos 50 milhões de reais nos próximos quatro anos.

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