12º Encontro MATCON discute os desafios da automação no setor de construção

0 158

Realizado na GS1 Brasil, o 12º Encontro da Rede MATCON, contou com a presença de agentes de distribuição, indústrias e associações representativas do setor de materiais de construção. Com uma visita guiada por Edson Matos de Lima, representante da GS1 Brasil, ao Centro de Inovação e Tecnologia da GS1, os participantes conheceram as principais inovações em automação e tecnologia para cadeias de distribuição. Segundo Edson, a GS1 conta com aproximadamente 58 mil associados, porém apenas  5,3% são do setor de construção. “Não sabemos o nível real de automação em que se encontra o segmento, sabemos que é um número baixo e que precisa ser desenvolvido”, afirma o anfitrião.

Dividido em duas etapas, o encontro primeiramente proporcionou aos participantes que conhecessem tecnologias e pesquisa desenvolvidas pela GS1, para em seguida, em uma dinâmica de grupo proposta pela Agenttia, interagirem e identificarem os principais desafios para a implementação de automações na rede de distribuição de material de construção. Para Luiz Felipe Inglez, diretor da Schedule, a dinâmica mostrou que os participantes estavam alinhados entre si, mesmo divididos em grupos diferentes a linha de raciocínio para o desenvolvimento do setor foi a mesma. “É um tema bastante aberto, precisamos entender o nível de automação da cadeia e focar um ponto a ser desenvolvido”, aconselha Inglez.

A partir da conclusão dos grupos de que esta rede de distribuição pode ser mais eficiente, a Agenttia e a GS1 propuseram um estudo com intuito de mapear os níveis de automação da rede de agentes de distribuição, para, posteriormente, trazer elementos sobre como a cadeia pode ser otimizada e quais são os possíveis ganhos de produtividade. A meta é abranger cerca de 50 agentes de distribuição escolhidos a partir de indicações de indústrias participantes da Rede MATCON. “A pesquisa é algo palpável e nos dará informações importantes sobre o mercado, com isso temos a chance de aumentar o número de atacadistas da rede e desenvolver o setor”, finaliza Eduardo Paoli, gerente de Canal Indireto da divisão Tintas Decorativas da Akznobel.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.