Saiba como definir suas metas profissionais

Para definir metas é importante primeiro você saber qual é o sentido que quer dar à sua vida, estabelecendo sua missão de vida. Com base na sua missão você consegue fazer escolhas que vão enriquecer sua jornada até alcançar suas metas. “A fixação de metas é um processo importante para pensar sobre seu futuro ideal e motivar-se no sentido de transformar a sua visão de futuro em realidade. O processo de estabelecimento de metas ajuda você a chegar aonde quer chegar. As metas nos ajudam a ter clareza para vermos onde estamos indo, como poderemos chegar lá e o que faremos ao chegar lá”, ressalta Yara Leal de Carvalho, Sócia e Coach da Questão de Coaching.

Divida suas metas em três grupos:

Grupo do TER – ter como objetivos adquirir bens não tem nada de errado.
Grupo do SER – uma das coisas mais empolgantes é trabalhar para se tornar algo.
Grupo do FAZER – realizar coisas é um fator muito motivador.

Depois de levantar tantos objetivos está na hora de estabelecer prioridades. Procure pensar em quanto cada uma das metas vai levá-lo mais perto de sua missão de vida e o quanto vai se sentir mais satisfeito ao alcançá-las.  Outro pensamento poderoso é – Qual dessas metas vai alavancar mais satisfação em minha vida?

Escolhendo as metas de maior impacto, você pode se preocupar em escrevê-las de forma clara e objetiva, pois isso o ajudará a desenvolver um plano de ação para alcançá-las. Para escrever suas metas pode ser interessante utilizar uma ferramenta para definição de metas chamada SMART:

S – Específica – Tem escopo delimitado.
M – Mensurável – É possível medir se foi alcançada ou não.
A – Alcançável – É possível de realizar.
R – Relevante – É relevante para sua vida, atrelada a sua missão de vida.
T – Temporal – Tem um período para ser realizada, tem prazo final definido.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.