PIB do Brasil chega a 1,9%

0 73

PIB do Brasil caiu 1,9% no 2º trimestre de 2015 em relação ao 1º trimestre, divulgou nesta manhã o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Economistas esperavam uma queda entre 1,4% e 1,9%. Na média de 18 instituições ouvidas pelo Valor Data, a expectativa era de queda de 1,7% no trimestre e 2% no ano a ano.

Em relação ao mesmo período do ano passado, a queda foi de 2,6%. Nos 4 últimos trimestres em relação aos 4 anteriores, foi de 1,2%.

No 1º trimestre, a queda do PIB divulgada inicialmente havia sido de -0,2%, agora revisada para -0,7%. Dois trimestres seguidos de queda configuram recessão técnica.

Economistas olham para outros fatores para relativizar este critério, mas os números divulgados hoje não dão esta margem.

Setores

Todos os principais indicadores caíram na comparação com o trimestre anterior com exceção do consumo do governo, com leve alta de 0,7%. O consumo das famílias caiu pela segunda vez seguida (-0,2%).

Dos setores, a menor queda foi em Serviços (-0,7%) e a maior foi na Indústria (-4,3%), com Agropecuária no meio (-2,7%). Dentro da Indústria, a maior queda foi na construção civil (-8,4%).

Os números também são negativos na Indústria de Transformação, com queda de 3,7%, e na atividade de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (-1,5%).

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.