Pesquisa: 93% dos gestores não possuem preparo para gerir pessoa com deficiência

0 166

Profissionais de RH acreditam que 93% dos gestores das empresas necessitam se informar melhor para gerenciar e entrevistar uma pessoa com deficiência (PCD) e que 65% desses gestores possuem grande resistência em entrevistar ou contratar profissionais com esse perfil. Esses dados fazem parte de pesquisa inédita realizada pela Catho e iSocial, com apoio da ABRH  (Associação Brasileira de Recursos Humanos).

Essa questão fica ainda mais evidente quando 81% dos profissionais de RH respondem que as empresas contratam pessoas com deficiência apenas para cumprir a Lei de Cotas. “Fala-se muito da lei de cotas, mas pouco do impacto para a pessoa com deficiência e para os responsáveis por selecionar estas pessoas nas empresas. Desta forma, esperamos que esses resultados possam nortear candidatos e recrutadores”, observa o head de Pesquisa e Estratégia da Catho, Luís Testa.

Em 1991 foi criada a Lei de Cotas (nº 8.213) que estabeleceu um percentual mínimo de trabalhadores com deficiência nas empresas com 100 ou mais funcionários. Desde então empresas vêm tentando se adequar à lei. Porém, o cenário real desse processo de inclusão ainda não havia sido revelado. Então, em maio de 2014 a Catho, em parceria com a iSocial, consultoria especializada em recolocação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, lança a primeira versão da pesquisa “Profissionais de recursos humanos – expectativas e percepções sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”.

A pesquisa foi feita com 2.949 profissionais de RH, em sua maioria mulheres, sendo que apenas 35% dos entrevistados possuem bom conhecimento sobre a Lei de Cotas, embora 45% possuam pós-graduação completa ou cursando. Quase metade dos profissionais de RH já entrevistaram pessoas com deficiência, o que mostra que boa parte dos respondentes já passou por essa experiência em algum momento.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.