IPVA 2019: como pagar com desconto e calcular o valor do imposto

1 499

A partir do dia 9 de janeiro começa a ser cobrado dos brasileiros o IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) 2019, uma das primeiras despesas do ano. O valor a ser pago por cada motorista varia de acordo com o tipo de veículo e data de fabricação. A data de vencimento do pagamento também muda – ela varia de acordo com o tipo do veículo e final da placa.

O Imposto é obrigatório para donos de veículos, que ficam sujeitos a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na Taxa Selic. Passados 60 dias do vencimento do pagamento, o percentual da multa passa a ser de 20% do valor do imposto.

Segundo a Secretaria da Fazenda, o IPVA 2019 para os paulistas ficou 3,34% mais barato na média neste ano, graças aos fatores listados. É possível pagar ainda menos: os motoristas que escolherem pagar o imposto em cota única no mês de janeiro têm direito a 3% de desconto no valor, por exemplo.

Outras possibilidades de pagamento são em três parcelas (em janeiro, fevereiro e março), com datas de vencimento definidas a partir do final da placa do carro, e também em duas parcelas com final em fevereiro. Ambas não oferecem nenhum desconto.

Como calcular

A conta que define o valor do imposto é simples. Tendo em mãos o modelo e ano do seu veículo, descubra o valor venal do mesmo. Depois, é preciso multiplicar o valor pela alíquota de 4%. Se o valor venal de um carro for de R$ 20 mil, por exemplo, a conta será 20.000 x 0,04, que totaliza R$ 800.

As alíquotas variam de 1,5% a 4%, as mesmas do ano anterior. Recolhem 4% sobre o valor os proprietários de veículos movidos à gasolina e biocombustíveis e também de picapes dupla. Os donos de veículos movidos exclusivamente a álcool, eletricidade ou gás recolhem 3%; os utilitários, ônibus, ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares têm alíquota de 2%; e caminhões, 1,5%.

Calendário

O calendário de pagamento varia de acordo com o estado brasileiro em que reside o proprietário do veículo. No caso de São Paulo, por exemplo, ele vai até o dia 22 de janeiro.

Fonte InfoMoney
Notícias Relacionadas
1 comentário
  1. wagner diz

    o calculo é feito sobre ano fabricação ou ano modelo??????

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.