IPC-S tem deflação nas sete capitais pesquisadas no fim de junho

1 651

 

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) registrou deflação nas sete capitais pesquisadas na última medição de junho, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Belo Horizonte foi destaque no período, com queda de 0,74%. Em seguida, veio Brasília, com recuo de 0,44%. Na terceira prévia de junho, essas localidades registraram baixas de 0,66% e 0,23%, respectivamente. Tiveram também recuos mais marcados entre uma apuração e outra Rio de Janeiro (de -0,26% para -0,34%) e São Paulo (de -0,04% para -0,23%).

Na passagem da terceira para a última leitura de junho, o IPC-S mudou de direção em Porto Alegre (de 0,01% para -0,36%), em Salvador (de 0,08% para -0,20%) e em Recife (de 0,17% para -0,08%).

Na média das sete capitais, o IPC-S foi de decréscimo de 0,12% na terceira leitura de junho para baixa de 0,32% no fim do mês.

 

Fonte Valor Econômico
Notícias Relacionadas
1 comentário
  1. Rogério diz

    É estranho os comentaristas de economia do rádio e da TV comemorarem a deflação. A deflação é pior que a inflação. Significa que no mercado não tem quem pague pela produção. Se você produziu prevendo vender por um valor X, e agora o seu bem produzido vale menos que X, como isto pode incentivar investimento em produção? Quem vai querer investir se o retorno é menor que o previsto?

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.