Informalidade do varejo no Brasil recua

0 99

A informalidade no varejo brasileiro diminuiu na última década, mas ainda é significativa. Segundo pesquisa da Mcinsey, encomendada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), 40% dos varejistas brasileiros ainda são informais – praticam atividades lícitas de formas ilícitas.

Os números são de 2012. Em 2002, eram 55% e, em 1992, 57%. Ainda assim, em países desenvolvidos, o índice de informalidade é de 20%.

“O brasileiro ainda é muito condescendente com a ilegalidade”, afirma Marcos Gouvêa da Gouvêa de Souza.

O setor que teve maior sucesso em diminuir a ilegalidade no período foi o de comércio. Se em 2002, 54% dos comerciantes eram informais, em 2012 eram 38%. Já o setor de administração pública teve dificuldades e reduziu apenas 5 pontos percentuais desse índice.

O estudo também mostra que a geração de empregos informais teve queda de 5 pontos percentuais nesse período, passando de 43% a 38%.

A pesquisa ressalta que o principal problema da ilegalidade é a baixa produtividade das empresas informais, o que freia o crescimento da economia, assim como das empresas formais.

Entre 2007 e 2012, os setores farmacêutico e de eletroeletrônicos foram os que mais aumentaram sua produtividade. Fonte: IG.com

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.