IDV projeta crescimento em fevereiro

0 144

O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas) projeta um crescimento nas vendas reais de 3,2% neste mês, em comparação com o mesmo período do ano passado, retomando o ritmo do varejo. Já para março e abril, as estimativas são de crescimento de 5,2% e 5,1%, respectivamente, sempre em relação aos mesmos meses de 2014. Este é um estudo realizado mensalmente pelos associados do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) e divulgado 30 dias antes da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE

Após o resultado negativo verificado em dezembro, o IAV-IDV voltou a crescer em janeiro, com um resultado real de 1,5%, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, já descontando a inflação.

O varejo de bens não duráveis, que responde em sua maior parte pelas vendas de super e hipermercados, foodservice e perfumaria, apresentou índice negativo de 1,22% em janeiro, em comparação com o mesmo período do ano anterior, valor abaixo da média do IAV, que foi de  1,5%. Já em relação a este e aos próximos dois meses, a expectativa é de uma recuperação nas vendas, com crescimento de 4,5% em fevereiro, 4,3% em março e 4,1% em abril.

Já o setor de bens semiduráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, ficou acima do IAV de janeiro, com o fechamento  de 7,3%. As estimativas de crescimento para os próximos meses são de 3,5% em fevereiro, 6,9% em março e 6,6% em abril.

Para o segmento de bens duráveis, os associados divulgaram resultado real 0,5% em janeiro. Para os meses subsequentes, a expectativa de crescimento é de 1,2% em fevereiro, 5,1% em março e 5,4% em abril.

“O resultado do primeiro mês de 2015 foi o pior dos últimos seis anos em função da mudança do cenário econômico, da ligeira elevação do endividamento das famílias, da queda brutal da confiança do consumidor  e da aceleração dos indicadores de inflação que corroeram parte do crescimento real da massa salarial”, explica Luiza Helena Trajano, presidente do IDV.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.