Já se foi o tempo em que os homens passavam longe das gôndolas dos supermercados. Se, antes disso, eram suas mulheres que faziam as listas de compras da família, e ficavam horas percorrendo aqueles corredores, hoje esse marido tem um poder de decisão muito maior para controlar o que entra e o que não entra no carrinho.
Outro perfil muito em voga no mundo atualmente é de homens que moram sozinhos, sejam eles solteiros ou independentes. O número médio de shoppers – clientes que decidem a compra – no varejo alimentar representa 31% do total de consumidores que frequentam as lojas.
O dado equivale é mais que o dobro do número de pessoas do sexo masculino presentes nos pontos de venda na comparação com números de 1985, há quase 30 anos. “Atualmente, a grande maioria dos homens está indo ao ponto de venda. Quase 1/3 do fluxo de loja advém desse comprador. Ele não pode ser ignorado e, principalmente, não pode ser tratado como uma parcela de consumidores sem importância especial”, avalia Rafael D’Andrea, sócio-diretor da ToolBoxTM, provedora de uma pesquisa sobre o perfil do atual homem comprador.
De acordo com a pesquisa, que foi realizada com 600 homens de idades que vão de 18 anos a 70 anos nas Regiões Sudeste, Sul e Nordeste, o número de lançamentos da indústria voltados para o público masculino corresponde atualmente a 37% das categorias de higiene pessoal. “Nunca os artigos para o homem foram tão procurados nas gôndolas do mercado”, afirma D’Andrea.
Mentira X Verdade
Saiba quais são os principais mitos e as verdades que envolvem o consumidor do sexo masculino no ponto de venda:
• Só o homem que mora sozinho vai ao supermercado. Mito! Consumidores de todas as idades frequentam o ponto de venda, sejam eles casados ou solteiros. Aliás, é o homem de família que mais vai às compras.
• Homens não gostam de ir ao supermercado. Mito! Apenas 12% deles não se sentem animados a realizar esse tipo de compras.
• Homem gasta mais quando vai sozinho. Mito! Os números apontam que 74% deles gastam mais quando vão acompanhados de suas mulheres ou amigos.
• Homens gostam de novidade. Verdade! Se eles não têm intimidade com a categoria, buscam pela solução e não pela marca. Costumam ser fiéis a marcas definidas, mas elegem, em primeiro lugar, os itens com mais recursos.
• Só os metrossexuais escolhem xampu. Mito! 64% costumam ler embalagens no ponto de venda. Eles buscam entender os produtos. Do total, 44% gostariam que outras categorias tivessem linhas próprias para eles. Atualmente, apenas 11% das categorias contam com produtos masculinos.