Apple é a marca mais valiosa em 2022

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Com um valor de marca de US$ 947,1 bilhões, a Apple está no topo da classificação das Marcas mundiais mais valiosas do Kantar BrandZ de 2022 e a caminho de tornar-se a primeira marca de trilhões de dólares. A gigante de tecnologia se destaca por seu alto grau de diferenciação e diversificação continuada, englobando hardware, software e portfólio de serviços.

O Google vem em segundo lugar, com um aumento no seu valor de marca de 79%, ou US$ 819,6 bilhões. A Amazon, que era líder no ranking anterior, vem na terceira posição, com valor de US$ 705,6 bilhões.

O valor combinado das 100 marcas globais mais valiosas aumentou em 23%, ou US$ 8,7 trilhões no último ano, destacando a importância da força das marcas ao navegar em uma economia global desestabilizada.

Em 2022, 37 marcas melhoraram sua classificação em relação ao ranking anterior. As categorias de mídia e entretenimento, soluções de negócios, provedores de tecnologia e varejo respondem por mais de metade do valor total da classificação das 100 Maiores.

As marcas chinesas ontinuam fortes, apesar de enfrentarem desafios singulares com a pandemia, figurando duas vezes entre as 10 Maiores globais, com a Tencent em 5º lugar e a Alibaba em 9º. A China também é o único mercado a rivalizar com a dominância dos EUA na categoria de mídia e entretenimento, com o WeChat na 5ª posição e o TikTok na 9ª.

Mercado Livre é a única marca latino-americana no Top 100 e é a primeira da Argentina a chegar ao ranking Kantar BrandZ desde sua criação, em 2006. Maior ecosistema de e-commerce e pagamentos online da América Latina, a marca ingressa na 71ª posição, com um valor de US$ 29,916 milhões.

Líderes do setor 
As marcas de tecnologia e luxo foram as que mais cresceram, com 46% para a tecnologia ao consumidor e 45% artigos de luxo. As marcas de serviços bancários e automóveis também demonstraram um crescimento expressivo, sendo 34% nos automóveis e 30% nos bancos. Isso se compara ao crescimento entre setores como os de vestuário (20%) e cuidados pessoais (17%).

Em nível de categoria, a Wells Fargo foi a única nova marca em 1º lugar, saindo do segundo para o primeiro lugar na categoria de serviços bancários e substituindo a chinesa ICBC.

“Os resultados deste ano nos mostram o valor do investimento contínuo nas estruturas de marca e marketing, assim maximizando os retornos comerciais independentemente das condições do mercado”, explica Martin Guerrieria, chefe do Kantar BrandZ.

Foco na construção da marca 
– A pandemia acelerou ainda mais o crescimento do e-commerce na categoria de varejo. Por isso, as marcas de conexões mais fortes com os consumidores conseguiram sustentar seu crescimento no ambiente online e além;
– As empresas de portfólio que continuam a inovar e diversificar oferecem crescimento contínuo, o que é especialmente evidente na Apple, Google e Amazon, entre outras, já que seus serviços abrangem tecnologia, entretenimento e serviços de pagamento. As marcas que dependem de uma só categoria ou mercado têm o maior perfil de risco, diferente das marcas que diversificaram em várias categorias e mercados e mostraram um crescimento mais rápido de valor da marca em 2022. São estas as que têm melhor chance de crescimento acima da média;
– Para navegar em um mercado conturbado, as marcas devem reter a confiança como meio de orientar estabilidade e segurança. Mais do que no passado, as marcas de hoje devem construir a confiança com base no desempenho social, não só no desempenho de produto. Às vezes, isso significa um propósito social integrado à toda a organização. A Nike é um bom exemplo, com seu comprometimento contínuo em inspirar e inovar a todos, não só atletas de alto desempenho, e em particular meninas e comunidades minoritárias.

Fonte Mercado & Consumo
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