Há alguns anos, os Estados Unidos adotaram a expressão “Apocalipse do Varejo” para designar o momento turbulento das empresas tradicionais nesta indústria – que vêm perdendo espaço para gigantes como a Amazon. Embora o movimento tenha iniciado nos EUA, ele atinge o mercado globalmente, ainda que em velocidades distintas.
Em relatório aos clientes divulgado pelo Business Insider, o Credit Suisse analisou varejistas multinacionais com capital aberto mundialmente para identificar aquelas cujo crescimento deve demonstrar maior resiliência e sobreviver a esta enorme turbulência.
Para a análise, o banco considerou preço da ação e retorno financeiro sobre o investimento para cada uma das varejistas globais. Este número para os últimos cinco anos foi comparado com a previsão para o ano que vem – assim, o Credit já observa quais são as empresas que já estão precificadas para queda nos retornos em meio ao cenário disruptivo – e o contrário.
Em termos gerais, as empresas “premiadas” são aquelas que possuem, primeiramente, forte braço eletrônico e, em segundo lugar, preços competitivos.
Com ambas as características em seu DNA, a brasileira Magazine Luiza (MGLU3) aparece como destaque entre tantas empresas mundialmente reconhecidas. A empresa cresceu impressionantes 510,5% em 2017 graças à estratégia digital adotada desde meados de 2010.
A Magazine Luiza está na Carteira Infomoney. Para ter acesso às atualizações em tempo real, clique aqui.
Confira a lista completa:
- Zalando (Alemanha)
- JD.com (China)
Magazine Luiza (Brasil) - Home Product Center (Índia)
- Burlington Stores (Estados Unidos)
- Asos (Inglaterra)
- Dufry (Suíça)