Os melhores livros de liderança de 2018

0 1.690

Todos os anos, dezenas de livros sobre gestão e liderança são publicados. Todos dizem responder a uma grande questão: o que faz um bom líder? Para te ajudar na missão de descobrir a resposta, a Bloomberg listou os dez melhores publicados até agora neste ano e fez um pequeno resumo sobre cada um deles. Confira a seguir.

1. The Meaning Revolution, de Fred Kofman

Grande ideia: Todo mundo tem medo de morrer, então use esse medo como uma vantagem para encontrar formas de motivar seus funcionários.
Melhor parte: O capítulo “O que a psilocibina me ensinou”, que detalha a experiência com o alucinógeno que fez com que Kofman confrontasse sua própria mortalidade. “Morrer antes de morrer é o trabalho mais difícil e mais importante que você pode fazer se quiser viver de verdade e liderar de verdade”, diz o autor.
Frase: “A maior ansiedade em todos nós é o medo de que nossa vida seja desperdiçada”

2. Taming Your Crocodiles, de Hylke Faber

Grande ideia: Você pode alcançar o que quiser, mas precisa antes olhar para seus próprios medos, ou “crocodilos”.
Melhor parte: O conselho para a próxima vez que você se sentir sobrecarregado. Considere se você realmente está sobrecarregado ou se está “se deixando levar pelo medo de não ser bom o suficiente”.
Frase: Torne-se a coruja que você é (a coruja, no livro, é a parte mais calma e analítica da sua personalidade).

3. The CEO Next Door, de Elena L. Botelho e Kim R. Powell

Grande ideia: A dupla estudou 2,6 mil entrevistas com líderes para tentar identificar quatro características presentes nos melhores.
Melhor parte: “Candidatos fracos falam sobre a importância de seus mentores durante suas carreiras. Os mais fortes falam sobre como foram mentores para outros profissionais”.
Frase: Saiba sua frase de abertura e de encerramento antes de entrar em uma reunião.

4. The Art of Gathering, de Priya Parker

Grande ideia: A maioria das reuniões é chata e te faz perder oportunidades. Há uma forma de tornar os encontros divertidos e significativos.
Melhor parte: Grupos de seis são bons para compartilhar, discutir e contar histórias. Grupos de 12 a 15 pessoas são bons para uma única conversa. Grupos de mais de 30 fazem você se sentir em uma festa.
Frase: Incentive a boa polêmica.

5. Mind Tools for Managers, de James Manktelow e Julian Birkinshaw

Grande ideia: Cem técnicas de solução de problemas, com muitas de memorização
Melhor parte: Recursos mnemônicos, como o DILO (day in the life of – um dia na vida de), para analisar o uso de tempo de um funcionário e melhorar sua eficiência. Ou MoSCoW (Must haves, Should haves, Could haves, Won’t haves – é preciso ter, seria bom ter, poderia ter e não pode ter), para priorizar o uso de verbas.
Frase: Não confunda pressão com estresse.

6. Leap Frog, de Nathalie Molina Niño

Grande ideia: 50 formas de acelerar sua trajetória para o topo, se você não é um homem branco rico.
Melhor parte: A importância perguntar a seus colegas “o que você precisa” um dia por mês.
Frase: Não tente conseguir um sim. Comece pelo não — não a salários desiguais e não a fazer todo o trabalho doméstico.

7. Organize Your Team Today, de Jason Selk e Tom Bartow

Grande ideia: Esportes são uma boa fonte de motivação. Tom Brady e Rob Gronkowski mostram como personalidades diferentes podem se unir para criar culturas vitoriosas.
Melhor parte: O termo “channel capacity” — o limite da capacidade de uma pessoa ou equipe em focar em uma coisa sem cair em distrações.
Frase: Discordar não é um problema. Ser um imbecil é.

8. How Women Rise, de Sally Helgesen e Marshall Goldsmith

Grande ideia: Os 12 hábitos mais comuns que impedem que as mulheres subam na escada corporativa, e dicas para fugir deles.
Melhor parte: Enquanto as mulheres normalmente são boas em formar várias relações, elas tendem a ser menos habilidosas em usar essas relações para subir na carreira.
Frase: Realizar o seu trabalho atual com perfeição é um atalho para conseguir o seu trabalho atual.

9. Getting to Us, de Seth Davis

Grande ideia: Usar perfis de técnicos bem-sucedidos, como Mike Krzyzewski, Doc Rivers e Urban Meyer, para ilustrar os hábitos que formam uma ótima equipe.
Melhor parte: Alguns técnicos são linha-dura, outros gritam durante o jogo, outros são mais simpáticos. Bons líderes se recusam a tentar ser algo que não são.
Frase: Deus nunca diz oops.

Fonte Época Negócios
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.