McKinsey usa games para escolher candidatos a vagas na empresa

0 1.205

A partir de agora, quem quiser concorrer em um dos disputados processos seletivos da McKinsey terá de fazer mais do que apresentar um bom currículo e se sair bem nas entrevistas. Um novo método adotado pela consultoria desafia os candidatos a participar de um game onde precisam tomar conta de um ecossistema virtual. A ideia é avaliar suas habilidades lógicas e cognitivas.

O jogo, desenvolvido pela empresa americana Imbellus, consiste em exigir que o candidato tome decisões para solucionar problemas — como criar um recife de corais equilibrado, por exemplo. Mas o intuito não é filtrar os profissionais por conhecimentos ou habilidades técnicas específicas.

“O objetivo é avaliar como eles analisam e resolvem problemas complexos, independentemente do perfil ou da formação”, explica Gustavo Tayar, sócio da companhia e responsável pelo processo seletivo no Brasil. Segundo ele, o método será aplicado em candidatos que não cursaram MBA ou não têm experiência profissional relevante.

Os primeiros processos seletivos a incluir o game foram para as vagas de Fellow Business Analyst e Business Analyst. No futuro, os candidatos às vagas de estágio também deverão passar por essa etapa.

Inicialmente, o jogo será aplicado no escritório da empresa, em São Paulo, como uma fase extra do processo. A ideia é que, em seleções futuras, o game possa ser feito em casa e substitua a aplicação de um teste online de raciocínio lógico.

Segundo Tayar, o maior desafio para os candidatos é gerenciar a ansiedade. “Todos querem saber como se preparar ou treinar para encarar o jogo. Não queremos saber o quanto o candidato está preparado, mas sim o quanto ele é bom”.

Fonte Época Negócios
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.