Gestão: Dicas para conquistar o respeito dos funcionários

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Se as determinações do chefe não são cumpridas, em geral, a culpa é dele mesmo. O diagnóstico é simples: despreparo para liderar uma equipe, mas o problema tem cura. “O potencial de liderança precisa ser aprimorado continuamente, com especial atenção para a sua principal ferramenta, que é a comunicação. O líder precisa saber falar e ouvir”, diz Mara Beckert, professora dos cursos de MBA da FGV Management. Ela afirma que diversos erros cometidos pelos gestores estão relacionados à habilidade de transmitir mensagens claras, objetivas e coerentes aos subordinados. Mas ainda há outros, que podem ser facilmente corrigidos. Conheça, a seguir, os mais comuns.

1º erro: não dar o exemplo

Os funcionários tendem a não seguir as recomendações do chefe quando não sentem confiança nele. Esse descrédito pode estar relacionado à percepção de que o gestor não pratica aquilo que defende. “Essa conduta cria um clima de insegurança. E, pior, quem age assim corre o risco de perder vários talentos para o mercado, pois um dos principais motivos de pedidos de demissão é a falta de confiança nos gestores”, diz Mara. Assim, se deseja que seus funcionários cheguem sempre no horário, por exemplo, você não pode se atrasar.

2º erro: não saber ouvir

Se suas orientações não estão sendo acolhidas, provavelmente você não está ouvindo seus funcionários. Chamá-los para dar recomendações ou exigir aprimoramento da performance e dos resultados é válido. Mas, se nessas ocasiões não for possível permitir que as pessoas deem suas opiniões e expressem suas vontades, crie outras em que elas possam contribuir.

3º erro: não oferecer desafios à equipe

Para motivar funcionários, o gestor deve desafiá-los continuamente, envolvendo-os em novos projetos, por exemplo. Criar um ambiente de aprendizagem ajuda. Não estabelecer metas para a equipe e para cada um dos subordinados é outro problema que leva à falta de engajamento.

4º erro: desafiar demais

Outra situação comum é a sobrecarga de trabalho, quando as metas e agendas propostas são impossíveis de serem cumpridas.

5º erro: usar sempre o mesmo canal de comunicação

De acordo com a programação neurolinguística –metodologia que busca o aprimoramento da comunicação e desenvolvimento humano– existem pessoas que têm mais capacidade de ouvir, outras que respondem mais aos estímulos visuais e as cinestésicas, que precisam do toque para assimilar uma informação. Na dúvida, use todos os recursos possíveis para se comunicar com seus subordinados.

6º erro: não ser claro e objetivo ao definir regras e procedimentos

Para poder cobrar resultados de seus subordinados, o gestor precisa ser objetivo, apresentar regras claras e, se possível, indicadores de desempenho.

 

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