8 atitudes que todo líder deveria ter

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De acordo com um levantamento realizado pela consultoria Gallup, cerca de 70% dos profissionais não estão empenhando todo seu potencial no trabalho. Ainda segundo com o relatório, 50% dos colaboradores deixam seus empregos por causa de líderes ruins. Tais dados reforçam a importância de um líder forte, capaz de inspirar sua equipe.

Mas como identificar um bom líder? Com o prêmio Gerente do Ano, o Gallup tenta anualmente responder essa pergunta, usando como critério a experiência dos funcionários, o engajamento, o desempenho e a retenção de talentos.

Em 2019, Pat Kern, diretor de Serviços Sociais no hospital Mary Lanning Healthcare, localizado no estado norte-americano de Nebraska, foi o vencedor da premiação. Além dele, o consultor Ryan Pendell, da Galllup, também entrevistou outros 9 finalistas com o objetivo de descobrir quais habilidades os tornavam tão bons em sua função.

Confira o resultado abaixo:
1) Os motivos são importantes

As constantes mudanças no mercado de trabalho, fomentadas pelas novas tecnologias, podem deixar muitos funcionários confusos e desanimados. Uma cultura corporativa forte, que passe a sensação de propósito e pertencimento, ajuda a diminuir esses efeitos negativos.

Nesse cenário, o papel de um líder eficiente é deixar claro para sua equipe a razão pela qual determinadas tarefas são importantes para a empresa. Parte desse processo envolve buscar instâncias superiores para descobrir esses motivos. Envolve muita persistência e networking, mas o resultado vale a pena.

2) Seja receptivo a novas ideias

Segundo Ryan Pendell, um terço dos funcionários norte-americanos considera suas opiniões importantes no ambiente de trabalho. Quando elas não são ouvidas, os colaboradores tendem a se sentir pouco valorizados e desanimados.

Ouvir a opinião dos funcionários e pedir novas ideias é uma boa forma de estimulá-los. Isso também ajudar a criar uma cultura de colaboração e inovação dentro da equipe.

3) Crie um ambiente transparente

Um dos entrevistados contou que em seu ambiente de trabalho predomina um clima de transparência — até mesmo quando erros são cometidos. Os funcionários têm ciência de que são uma equipe e que vão trabalhar juntos para consertar o que for necessário.

A honestidade também colabora para que a equipe renda mais. “Se um empregado está produzindo pouco, é crucial encontrar uma maneira de perguntar o motivo”, diz Pendell. Com o problema identificado, ficará mais fácil resolvê-lo.

4) Mantenha um horário para conversar com sua equipe

Comunicar-se é uma prática essencial no mundo corporativo, mas não é comum. O levantamento do Gallup mostra que apenas 20% dos trabalhadores norte-americanos mantêm conversas regulares com seus superiores.

Reverter essa situação é fácil. Mesmo que os membros da sua equipe estejam viajando, separe um tempo para conversar com cada pessoa. Seja por telefone, chamadas de vídeo ou até mesmo pessoalmente.

5) Descubra o que motiva as pessoas

Dinheiro é um grande incentivo, mas existem outros fatores que podem motivar um funcionário. Eles querem aprender mais? Melhorar a dinâmica da equipe? Vencer a concorrência?

Use esse conhecimento para rever projetos e inserir elementos que os deixem animados para trabalhar.

6) Celebre as vitórias

Nos momentos de vitória, após metas serem batidas e projetos finalizados, lembre seus funcionários do quão importantes eles são.

Esse incentivo não deve ser dado apenas em comemorações. Caso você assuma uma equipe desmoralizada, faça questão de deixar cada colaborador ciente do quanto você acredita neles.

Celebrar as vitórias é uma boa forma de mostrar apreciação por sua equipe (Foto: Thinkstock)

7) Importe-se com sua equipe

Como um líder, é necessário enxergar seus funcionários como mais do que apenas ferramentas para atingir um objetivo. Aquelas são pessoas reais, com problemas e crises que se estendem para além do ambiente de trabalho.

Importe-se com o que acontece com eles e dê atenção para os problemas — mesmo que eles não estejam relacionados com a vida profissional.

8) Identifique e prepare futuros líderes

Os melhores líderes sempre estão um passo à frente. Parte dessa postura envolve pensar no futuro da equipe e da empresa como um todo. “Ser um bom líder significa produzir o melhor resultado possível para si mesmo, para sua equipe e para a companhia”, disse um dos entrevistados por Pendell.

A melhor forma de garantir que as futuras gerações de líderes estejam à altura da tarefa é treiná-las. Transmita todo o seu conhecimento em gestão, de forma que ele não seja perdido.

Fonte Época Negócios
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