10 dicas para empreender no exterior

1 442

A insegurança econômica no país afasta possíveis investidores internacionais, porém, incentiva empreendedores nacionais a quebrar fronteiras e buscar em outros países a estabilidade necessária para iniciar ou expandir negócios.

Neste intuito, unindo a teoria desenvolvida na Universidade de Harvard, com a experiência no processo de internacionalização de mais de 350 empresas através das consultorias internacionais das quais faz parte, Manuel elaborou algumas dicas visando ajudar brasileiros que estão mirando oportunidades fora do seu país de origem.

1.   Considere alguns fatores importantes para a escolha do seu local de residência.

Para escolher a cidade onde você irá fixar residência, leve em conta: a convergência de interesses dos membros da família – como clima, educação, moradia, lazer; os rankings que comparam a qualidade de vida entre as cidades do país de destino; a vocação ou potencial da área escolhida para iniciar o negócio desejado; e a proximidade a amigos e/ou familiares, que poderão apoiá-los neste momento de transição.

2.   Priorize as variáveis corretas no seu processo de mudança.

Muitas pessoas decidem mudar de um país para outro, desejando por vezes mudar também a sua área de atuação. As pressões por decorrência da mudança geográfica já são por si só relevantes, principalmente quando este movimento envolve outros membros da família. Diminuir ao máximo o número de variáveis, pode minimizar os riscos e o estresse inerente ao processo.

3.   Alinhe o seu perfil com a escolha do tipo de negócio a iniciar.

Procure alinhar o tipo de negócio a empreender com a sua experiência profissional e os seus objetivos de futuro. Se tiver que optar entre uma das duas variáveis, busque a primeira opção, que é a menos arriscada em se tratando de um processo onde tudo é novo e desconhecido. Neste processo de mudança, é importante viver um dia de cada vez e decidir-se sempre pelas opções menos arriscadas, até adquirir a segurança e a expertise necessária para ousar no momento adequado.

4.   Faça um planejamento financeiro adaptado ao novo mercado.

É importante comparar o custo de vida entre as possíveis cidades de destino, levantar o orçamento dos gastos pessoais mensais e determinar o prazo de retorno do novo negócio de forma conservadora, para identificar o montante de recursos necessários para a nova empreitada antes do início. Este planejamento inicial pode ser feito com o apoio de uma consultoria especializada e ajudará a evitar grandes prejuízos ou momentos de estresse entre todos os envolvidos no processo.

5.   A importância da ajuda profissional para identificação da oportunidade de negócio ideal no país de destino.

O caminho mais fácil e menos custoso para identificar o negócio adequado ao seu perfil, é através da contratação de uma empresa de consultoria especializada. Chegamos a esta conclusão após constatar que os custos envolvidos numa viagem de prospecção realizada pelos nossos clientes, são muitas vezes equivalentes aos honorários cobrados por uma empresa especializada no assunto. E ainda, por vezes estes clientes viajam para o exterior na esperança de fazer contato com uma empresa na qual eles estão interessados, mas tais estrangeiros possuem protocolos, regras de abordagem e negociação muitas vezes desconhecidas pelos brasileiros, o que torna a prospecção ineficaz.

6.   Franquia é um dos melhores modelos de negócios para adquirir experiência e minimizar riscos em um novo mercado.

Baseado no estudo de nossa autoria destacado em 2014 pela Universidade de Harvard, identificamos que a franquia é o modelo de negócio mais apropriado para o pequeno ou médio empreendedor que visa iniciar uma operação no exterior para gerar renda, ocupação e o status imigratório necessário para a sua permanência no país de destino. Atualmente possuímos um portfolio com mais de 300 opções de empresas estrangeiras e estamos desenvolvendo marcas brasileiras para serem representadas por empreendedores no exterior.

7.   É fundamental fazer uma pesquisa de mercado antes de iniciar o investimento.

Antes de iniciar qualquer investimento num país estrangeiro, é fundamental fazer uma pesquisa de mercado para se certificar quanto ao potencial da região escolhida, a marca e/ou o setor de atuação do seu interesse. Recentemente fizemos um trabalho para um cliente na área de sobremesas geladas e identificamos que a segunda região com maior potencial de crescimento no país de destino, era curiosamente a que tinha a temperatura mais fria e o segmento que mais crescia dentro do setor de sobremesas geladas não era o escolhido pelo cliente, assim como, as marcas que estavam perdendo mais mercado nos últimos anos, eram exatamente as mais tradicionais. A pesquisa de mercado irá minimizar a suas chances de insucesso no futuro, poupar energia e recursos financeiros.

8.   Analise as diferentes possibilidades de legalização do seu status imigratório.

Em se tratando de processos de imigração, não existe uma fórmula padrão para análise e concessão de vistos por parte do departamento de imigração estrangeiro. Em se tratando dos EUA, destino mais procurado, sempre auxiliamos os nossos clientes de forma a adquirir o visto de permanência e todos os benefícios decorrente do mesmo, nos utilizando dos incentivos que a lei prevê para a iniciação de novos negócios, independente do porte. Em todos os casos, sugerimos buscar escritórios de advocacia que sejam especializados nesta área, com histórico específico de emissão de visto para estrangeiros e se possível, que mantenha relações bilaterais entre os dois países.

9.   Fazer um “tax planning” pode gerar economias significativas.

Antes de abrir a sua empresa em outro país, é fundamental verificar qual a melhor estrutura jurídica para tanto, visando entender os reflexos da operação externa sobre os negócios por ventura existentes no Brasil. Tal estudo visa eliminar bitributação e minimizar a carga tributária, tanto na pessoa física, quanto na pessoa jurídica. Por exemplo, uma pessoa jurídica optante do Simples no Brasil, é obrigada a mudar para o sistema de apuração com base no Lucro Real quando abre um filial ou subsidiária da sua empresa brasileira nos EUA. Esses serviços devem ser prestados por CPAs – escritórios de contabilidade creditados nos EUA. Os honorários cobrados para este serviço são bastante acessíveis, sendo inclusive inferior a taxa de abertura da empresa na maioria dos casos, mas que pode resultar numa economia extremamente relevante.

10. O funcionamento das assessorias internacionais.

A maioria dos serviços internacionais, tais como abertura de empresa, imigração, contabilidade, consultoria jurídica, tributária ou de negócios, tem os seus preços tabelados e via de regra sofre uma variação muito pequena entre profissionais de qualidade regular ou ótima. Por isso, a nossa sugestão é que você procure identificar empresas com profissionais certificados e atuantes em ambos os países – de origem e destino, assim como, se possível, com presença física nos dois locais, rede de parcerias institucionais fortes e um longo histórico de serviços prestados.

Notícias Relacionadas
1 comentário
  1. Luiza diz

    Bacana essa matéria. Só faltou dar a fonte… quem é Manuel??

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.