Magazine Luiza abre mais lojas

0 213

O Magazine Luiza vai mudar o foco dos investimentos, na tentativa de ampliar a base de lojas e diluir mais rapidamente custos fixos. Se em 2014, a varejista abriu menos lojas do que reformou – inaugurou 24 pontos e reformou 60 – neste ano deve abrir de 40 a 50 lojas e reformar de 20 a 30 unidades. Deve ser mantido o volume de investimentos de R$ 150 milhões em relação ao ano passado – valor subiu apenas 4% em 2014.

Esta é um estratégia comum no setor em períodos em que há perda de vigor no consumo e pressão em despesas. Se o volume maior de novas lojas eleva despesas operacionais – com impacto inicial em margem bruta (lojas recém-abertas são mais promocionais) – as aberturas aceleram expansão da receita, diluindo custos.

Algumas redes têm seguido caminho oposto, revendo projetos de expansão e reduzindo valores para investimento desde 2014.

“Para compensar um cenário mais recessivo, um dos caminhos é abrir mais loja. No varejo não dá para ficar segurando expansão orgânica por muito tempo, e nós já abrimos volume menor [de pontos] no ano passado”, disse Marcelo Silva, diretor superintendente do Magazine Luiza.

“Também devemos aumentar um pouco despesas com marketing em ações na TV, com maior visibilidade em praças que não atingimos com os outros investimentos [em marca]. E podemos compensar isso reduzindo outras despesas da companhia ou até mesmo despesas da área de marketing”.

Sobre investimentos, como o plano é manter o nível de R$ 150 milhões em 2015, e haverá mais aberturas, as reformas serão em menor número. A expectativa é que a metade das 40 a 50 inaugurações de 2015 aconteça no mercado do Nordeste – em 2014, das 24 aberturas, 14 foram na região. Nos estados nordestinos, redes operam com margens de lucro menores do que no Sudeste, mas crescem de forma mais acelerada.

 

Fonte: Valor

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.