O mercado de consumo e o consumo do mercado

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No ano passado, o setor atacadista e distribuidor apresentou um crescimento real, descontada a inflação, de 0,9%. Já o varejo supermercadista de alimentos apresentou um incremento real de 1,8%, segundo as suas respectivas associações. Um bom resultado, considerando o crescimento de 0,1% da economia brasileira no mesmo período. Para este ano, tanto a ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores como a Associação Brasileira de Supermercados projetam um crescimento mais modesto, mas ainda assim maior do que o da economia brasileira, mesmo diante de um cenário de incertezas políticas, econômicas e de uma taxa de inflação que corrói o poder de compra das famílias e que diminui o índice de confiança de melhorias em um cenário próximo.

Ainda assim, em meio a esse ambiente que, a cada dia, contamina o entusiasmo das pessoas no que se refere aos indicadores de macro e de microeconomia, as indústrias da cadeia de abastecimento continuam a investir em novos produtos e em inovações para atender a demanda dos varejistas, que, por sua vez, buscam atender aos anseios e as vontades do consumidor que frequenta o seu ponto de venda nos mais variados Estados brasileiros.

Em uma grande feira de alimentos, bebidas e todos os tipos de produtos voltados para o consumo no varejo supermercadista, a Apas, realizada recentemente em São Paulo, os corredores lotados, o otimismo dos expositores e a grande variedade de lançamentos apresentados, além de um grande painel de debates com especialistas, voltado para um melhor conhecimento da operação e do mercado, dão a dica de que a economia brasileira não pode parar e que, mais do que isto, as indústrias, os atacadistas distribuidores e os varejistas presentes não querem que ela pare. E essas empresas da cadeia de abastecimento acreditam nisso, apesar do ambiente político incerto e nebuloso.

Acredito que este é ponto. Essas indústrias, atacadistas e varejistas apontam que, mesmo em um ambiente e um sentimento de “crise”, existem grandes e boas oportunidades para aqueles que acreditam no segmento em que atuam. Basta enxergar, ter um olhar mais atento e fazer uma leitura diferenciada do mercado no médio e no longo prazo, seja com um produto inovador, seja oferecendo um melhor serviço, seja buscando algo que o consumidor busca ter ou encontrar no momento de realizar as suas compras. E essas empresas saem na frente e mostram que a oportunidade pode vir para àquelas que acreditam fielmente nisto e que, além de tudo, não param de investir continuamente em conhecimento, qualificação e melhoria da operação.

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