O Apagão da Liderança

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Já falamos aqui em uma outra ocasião sobre um assunto que assombra os varejistas:  o turnover ou  rotatividade de pessoal.

Foi identificado nessa matéria que a falta de qualificação se faz presente na base da pirâmide e essa era uma das principais queixas de gestores e proprietários de lojas.Se analisarmos um pouco mais a fundo a cadeia do médio varejo no geral,  como está o nível de qualificação  do meio e o topo dessa pirâmide? Qual é a qualificação da liderança desses funcionários?

Mencionar o turnover nessa matéria não foi por acaso pois um dos grandes responsáveis pelo índice tão elevado do mesmo é a própria liderança.

Em entrevistas de desligamento voluntario a principal causa pela tal é a liderança , 80% das demissões voluntarias ocorrem porque houve algum desentendimento entre líder e liderado,

A maior queixa do liderado vem da comunicação do líder , o liderado afirma que o líder não deixa as coisas claras não passando assim o que se espera do liderado, não lhe informando detalhes importantes sobre as tarefas a serem  executadas  e também a não existência do feedback sobre o seu desempenho.

Há  por parte do líder uma esperança ou um desejo que os funcionários estejam prontos para executar todas as tarefas que forem designadas  sem qualquer tipo de dúvida ou falha na execução .

Voltando  a questão do desligamento voluntário , o funcionário não trabalha para a empresa e sim para o seu chefe direto ou indireto, encarregado ou gerente de loja,  afirma André Medeiros consultor de treinamento de varejo.

Formar e manter um funcionário no chão de loja é uma tarefa que requer muita dedicação e empenho por parte da liderança, para com as pessoas que estão sendo treinadas. Isso inclui tempo e paciência  por parte do líder , o que vemos hoje em dia no varejo é uma liderança executora, um líder que faz mais do que é tático, só coloca a mão na massa , que literalmente carrega o setor nas costas, ele faz e sabe fazer muito bem ,logo espera que toda a sua equipe execute com maestria  todas as tarefas.

A maioria das vezes a culpa por esse comportamento inadequado como líder nem é de quem exerce a função e sim do método de promoção utilizado pelo varejista , que quando não é por tempo de casa, acaba sendo promovido o funcionário que mais trabalha no setor, o que é bom para fazer, o que da conta do recado, muitas vezes ao tomar a decisão de promover esse funcionário  perdemos um ótimo executor e ganhamos um péssimo líder.

Se o tempo de casa e um funcionário que se destaca com a sua execução não são critérios para uma promoção ,quais são?

Vamos responder esta pergunta.É sempre bom começarmos analisando o grau de comprometimento do candidato com as pessoas e com o resultado da empresa , a partir do momento em que nos  colocamos à disposição de um cargo de liderança, assumimos um compromisso com as pessoas que fazem parte da equipe que será liderada, por outro lado temos também um compromisso de

apresentarmos resultados para a empresa.  Não estamos aqui diante de um antagonismo,agradar todas as partes é uma tarefa que requer muita flexibilidade. Não podemos em nenhum momento   esquecer de entregarmos os resultados para a empresa,  e para isso não podemos  deixar de lado as pessoas que fazem com que esse resultado aconteça .

Deve se analisar também no candidato o seu relacionamento com as pessoas, o seu poder de influência a sua persuasão , a paciência para ensinar colegas de trabalho , a destreza na resolução de conflitos, a confiança que ele transmite para as outras pessoas , visão de negócio,criatividade , humildade, honestidade para com as pessoas ,transparência nas informações transmitidas e que seja um bom exemplo como profissional.

Caro leitor se por algum motivo você conhece alguma pessoas com todas essas características que esteja a procura de uma oportunidade no mercado por favor nos avise imediatamente.Quero aqui, de uma maneira bem humorada, alertar o leitor para uma boa seleção , e dizer que pessoas com essas aptidões existem e estão bem empregadas.

Todos os comportamentos mencionados anteriormente são adquiríveis por qualquer ser humano.  Não viemos com essas aptidões de fábrica, e sim as desenvolvemos durante a vida.

Formar profissionais para atuar como líderes requer um tempo maior.  Procure fazer a escolha por um profissional que tenha algumas dessas aptidões, de prioridades as que se referem ao relacionamento com pessoas , com uma convivência facilitada, tudo se torna mais fácil para implementações .

Olhe com carinho para o seu quadro de funcionários, procure os pontos fortes de cada um deles, desenvolva os pontos a serem melhorados, insista nas pessoas, elas são a solução de qualquer problema.

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