Segmento próspero

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É crescente o número de pessoas que fazem pelo menos uma refeição fora de casa, a procura por esse serviço se dá pela praticidade oferecida, logo a comercialização de comida pronta acaba crescendo também.

Um mercado que cresceu sete pontos percentuais entre os anos de 2006 e 2011 e tem movimentado R$235 bilhões segundo dados da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentação ), e com a junção de alguns fatores como comodidade e aumento da renda do brasileiro a ABASE ( Associação Brasileira de Bares e Restaurantes ) estima que a população passará a gastar 40% de sua renda com refeições fora de casa até o ano de 2020, percentual que hoje se encontra na casa dos 31%. Esse aumento também se deve ao fato de que o tempo está cada vez mais escasso para as famílias, gasta-se mais tempo no trânsito, a mulher que geralmente prepara a refeição da família trabalha fora , cuida do filhos e da sua carreira profissional, sem falar nas novas construções de apartamentos que diminuíram drasticamente o tamanho das cozinhas, contribuindo para o aumento desse percentual como uma forma de necessidade.

No Brasil cerca de 65,35% da população se alimenta regularmente fora de casa, e é a classe C quem mais busca esse tipo de serviço (fonte: Data Popular em pesquisa realizada no ano de 2011 em 251 cidades}. Por esse motivo alguns supermercadistas estão olhando com carinho para o setor de rotisseria que ganhou notoriedade na visão do cliente, e contribui para o resultado da loja tendo um percentual que de acordo com a loja é de um até 5% do faturamento, além de gerar fluxo em horário de almoço e nos finais de tardes e fins de semana, entregando facilidade e comodidade com um serviço que o cliente está disposto a pagar.

Há supermercadistas que já estão inovando no setor, é o caso dos supermercados Nagumo que trabalham com pratos prontos em pequenas e médias porções em um balcão refrigerado.

Devido a alta temperatura exigida pela vigilância sanitária que é de 65 graus c para manter o alimento livre de contaminação, tínhamos três problemas: a durabilidade desse alimento que é de apenas seis horas, a aparência do produto que fica cascuda e seca com a impressão de queimado e a alteração de seu sabor, sendo que os nossos clientes não consumiam os produtos de imediato levando-os para casa onde requentavam . A solução encontrada para agradar a todos, vigilância sanitária e clientes, era trabalhar com um balcão refrigerado a quatro graus, assim os alimentos além de ter uma durabilidade de dois dias são aquecidos pelo cliente uma única vez na hora do consumo, afirma Manoel Barbosa do Santos, encarregado da rotisseria dos supermercados Nagumo que descobriu esse conceito em viagem para visita em supermercados do   Uruguai.

Exposição e um bom serviço de atendimento são o que o cliente espera do setor, por isso é importante manter os funcionários treinados e motivados afirma o consultor André Medeiros da Oceano Azul treinamento e desenvolvimento .

Com esse mercado em constante crescimento o lojista que puder deve apostar e incrementar o setor com pratos prontos como salada, massas e carnes assadas, lembrado que a venda desses produtos impulsiona a venda de bebidas e sobremesas, por isso fica a dica de manter as geladeiras bem abastecidas com sucos, refrigerantes .

Se sua loja ainda não tem rotisseria e você pretende implementar, procure iniciar esse trabalho com pequenas coisas, como por exemplo, uma máquina de assar frango, ou saladas prontas, pizza passa a ser um ótimo início, funciona bastante em fim de tarde e nos finais de semana, disponibilize uma pessoa para montar as pizzas e, se possível, que a mesma seja montada aos olhos do cliente onde ele possa escolher os ingredientes e a sua quantidade. Essa ação pode gerar um aproveitamento das pontas de frios para fazer o recheio da pizza e utilize o serviço de montagem na hora apenas nos finais de semana. Há também massas resfriadas industrializadas que podem ganhar um destaque na geladeira ao menos nos finais de semana como pratos congelados salgados e doces, esses que levam pouco tempo para ficar prontos.

Para todo negócio o mais importante é a disponibilidade do que está sendo oferecido e o conhecimento do cliente pelo novo serviço prestado, portanto divulguem na região para as donas de casa, faça promoções de final de semana, pergunte aos clientes o que eles estão achando dos pratos e do serviço .

 

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