ABAD Jovem ligada na evolução da indústria de alimentos

1 216

Os hábitos alimentares dos consumidores estão evoluindo na velocidade da internet. De olho nesta realidade, a ABAD Jovem tem estreitado cada vez mais o intercâmbio com setores de vanguarda da indústria, organizados em torno do Comitê de Jovens Empresários da Fiesp.

A mais recente troca de experiências ocorreu durante a segunda edição do Startup Foods & Drinks realizado em agosto, em São Paulo. Representando o setor atacadista distribuidor, o jovem Hamilton Rodrigues (Galiza-PR) representou a ABAD Jovem no painel “Vendas e Distribuição”. Ele nos conta um pouco desta experiência:

Você representou o GAJ no 2nd Startup Food & Drinks, no painel sobre Vendas e Distribuição. Qual foi o principal tema deste debate?

Hamilton Rodrigues: O principal tema foi a importância do modelo de vendas compatível com o plano de negócios de cada empresa. Seja ele de porta em porta, pronta entrega, broker, e-commerce, atacado, distribuidor, representante, vendedor direto, etc. O modelo de vendas e distribuição precisa atender às necessidades de cada produto. Isso vai desde a qualidade de armazenamento e transporte, fracionamento do pedido, custo logístico, perfil de clientes atendidos, frequência de atendimento, tempo de entrega, custo de estoque, baixo índice de rupturas.

Na mesma mesa deste painel estava o co-Fundador do Ecommerce Natue Fábio Katayama.Temos ainda pouca vivência em relação às possibilidades do comércio online e no passado já as encaramos como ameaças aos nossos negócios. É isso mesmo?

Hamilton Rodrigues: Todas os canais de vendas merecem o devido respeito e consideração, não podendo ser ignorados uns pelos outros. Na verdade, em relação aos alimentos, o e-commerce ainda é um complemento à toda cadeia de vendas e distribuição. Existe sim uma possibilidade de ameaça futura ao nosso negócio, mas isto é inerente ao mercado. Não acredito que atinja participação tão expressiva na categoria de alimentos como o é no setor de livros e eletrônicos a ponto de impedir os outros agentes de vendas e distribuição

Para finalizar, qual é a importância dos jovens do atacado distribuidor participarem de um evento como o Startup Foods & Drinks?

Hamilton Rodrigues: Precisarmos ir aonde o mercado está. Se existe alguma tendência, inovação, empreendedorismo, associativismo, tecnologia e vendas de alimentos, é importante participarmos para interação, prospecção, geração de negócios. Neste sentido o Startup Food Drinks é um evento que reúne tudo isso de forma eficaz e efetiva.Com certeza tem um potencial enorme que a ABAD e ABAD JOVEM poderiam aproveitar melhor.

Quem é Hamilton Rodrigues
Apesar de toda a formação jurídica, Hamilton optou cedo por suceder os negócios da família em Londrina-PR, onde o pai Alvaro Rodrigues foi pioneiro e construiu sua história empresarial de sucesso. Para isso, além de aproveitar do o know-how do patriarca e fundador, ampliou seus conhecimentos na pós-graduação da ISAE-FGV em gestão empresarial e associou-se à ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores. Hoje é conselheiro da atual diretoria da ABAD JOVEM e um dos diretores do SINCA-PR – Sindicato do Comércio Atacadista do Paraná. Como diretor executivo da Galiza Distribuidora de Alimentos Ltda, atua basicamente na área comercial, negociando com os fornecedores as estratégias e metas e definindo os planos de ação junto com os supervisores para toda a equipe. Coordena também a participação da Galiza nos programas de excelência da indústria Condor e Arcor/Bagley. Tem dois filhos e é casado desde 2005, com a mesma mulher, acreditem ou não.
Notícias Relacionadas
1 comentário
  1. Pablo diz

    Parabéns ao Hamilton pelo excelente trabalho em distribuição que vem desenvolvendo. E parabéns a Joice pela iniciativa de compartilhar um pouco da história dele conosco. Abraço!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.