Governo: Só solução política vai conter alta do dólar

0 123

O governo Dilma Rousseff precisa resolver “urgentemente” a crise política para evitar que a economia seja afetada gravemente pelo clima de instabilidade que domina a relação entre o Palácio do Planalto e sua base aliada no Congresso.

A avaliação da equipe econômica, partilhada pelo Palácio do Planalto, foi feita nesta segunda-feira (9), quando a cotação do dólar registrou sua sexta alta seguida e fechou o dia no maior valor desde 2004, a R$ 3,13.

Segundo um assessor presidencial, sem uma solução da crise política, há risco de a cotação da moeda americana subir ainda mais diante do cenário de descrença de investidores na viabilidade do ajuste fiscal do governo. O valor do dólar, num cenário pessimista, pode até “explodir”.

O temor, neste caso, é o efeito inflacionário da valorização cambial num momento em que a inflação está acima de 7% e pode até fechar o ano próxima de 8% –o que forçaria o Banco Central a adotar um ciclo mais longo de alta dos juros. A tendência de aperto mais longo já foi sinalizada pelo mercado financeiro nesta segunda.

No governo, a ordem era ter sangue frio diante da alta do dólar e insistir no discurso de que o câmbio é “flutuante”, sem ficar lançando medidas emergenciais para tentar conter o movimento da moeda norte-americana.

Auxiliares lembravam que, além da crise política, o dólar estava sendo pressionado por um movimento mundial de valorização da moeda dos Estados Unidos.

 

Fonte: Folha

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.