Coop Store abre espaço para artesãos em shopping center

0 233

O grupo de shopping centers Sonae Sierra Brasil abriu no Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo (SP), um novo formato de loja, voltado para o desenvolvimento de pequenos negócios. A Coop Store é um espaço de vendas compartilhado que nasceu com o viés de sustentabilidade e contribui para a redução da vacância do mal.

Compartilhado por sete lojistas ao mesmo tempo, a Coop Store tem um mobiliário modular que permite o uso conforme a necessidade de cada varejista e o layout do espaço pode se adaptar ao tipo de operador.

“Com esse projeto levamos ao público produtos artesanais que dificilmente são encontrados. Ao mesmo tempo em que isso tem impacto social muito grande, traz um senso de exclusividade maior para o shopping”, comenta Mario Oliveira, diretor de desenvolvimento da Sonae Sierra Brasil.

A primeira Coop Store conta com opções diversificadas de produtos que não são facilmente encontrados em shopping centers, como doces, licores, cosméticos e biojóias da Amazônia, além de coadores de cafés individuais, bordados e joias artesanais. “Estamos criando oportunidades de negócios para pequenos empresários e, ao mesmo tempo, complementando nosso mix de lojas de modo inovador. Na Coop Store são comercializados apenas produtos com forte componente manual de produção”, comenta Oliveira.

O conceito também contribui para oxigenar o mix de lojas do shopping e diminuir a vacância. “Evidente que esses lojistas pagam um valor diferente, apenas com o componente fixo que já inclui condomínio e Fundo de Promoção e Publicidade (FPP), mas essa é uma forma de ter o espaço locado e dar oportunidade para o artesão expor seu produto”, afirma o executivo.

A Sonae Sierra fechou o terceiro trimestre do ano com um índice de ocupação de 93,2%, número que chega a 97,2% sem os shoppings em maturação. No Metrópole, especificamente, a ocupação é de 98,4%, a terceira mais alta entre os 10 empreendimentos do grupo. Isso permite que o teste da Coop Store seja encarado exatamente como um piloto, sem pressão por resultados imediatos.

“É um teste com um conceito de exposição, promoção e venda de produtos que carrega um aspecto colaborativo bastante grande”, comenta Oliveira. “Dependendo da receptividade dos consumidores, poderemos estender o formato para nossos outros shoppings”, completa.

Via O Negócio do Varejo

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.