Conar libera propaganda da Bombril

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A Bombril poderá manter a propaganda “Comparação” que diz que toda mulher é uma “diva” e todo homem, “diva-gar”, acusada de discriminação de gênero por um conjunto de consumidores. A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) na quinta-feira (10).

A investigação foi iniciada após 14 espectadores, dos quais 13 homens, entrarem em contato com o Conar contra a propaganda, e estrelada pela cantora Ivete Sangalo e pelas humoristas Mônica Iozzi e Dani Calabresa.

Em diálogo com Mônica e Dani, Ivete diz que toda mulher é uma diva pois “a gente arrasa no trabalho, faz sucesso o dia todo e ainda deixa a casa brilhando”, enquanto os homens “nem com todos os produtos da Bombril para ajudar na casa.”

Mônica, então, afirma não ser possível nem fazer comparação. Ao que Dani Calabresa retruca:

“Para comparar dá, toda mulher é uma diva, e todo homem é diva-gar.”

Na quinta-feira, o Conar decidiu arquivar a investigação. Como a queixa foi feita por consumidores – e não por um concorrente – cabe à direitoria do conselho fazer um recurso contra a decisão, mas isso não deve ocorrer.

Em nota, a Bombril afirma que o vídeo “‘Comparação’ foi estrategicamente desenvolvido para valorizar o protagonismo feminino e provocar os homens a participarem da divisão das tarefas domésticas, com o humor sempre presente em todas as suas campanhas.”

A propaganda “Comparação” é a segunda da Bombril a ser questionada pelo mesmo motivo. Na anterior, de 2011, Mônica, Dani e a atriz Marisa Orth apresentavam os homens como menos evoluídos que as mulheres. O caso também foi arquivado.

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