No segundo trimestre de 2016 o resultado da Alpargatas se destacou no Brasil, e o bom desempenho levou o lucro líquido consolidado a aumentar 31,0%. Os volumes de vendas das principais marcas evoluíram muito no mercado interno, na comparação com o segundo trimestre de 2015 (2T15), mesmo com o consumo desfavorável neste ano, decorrentes da retração da economia. As sandálias Havaianas e Dupé, e os produtos da Osklen registraram, respectivamente, incrementos de 26,2% e 12,5% em volumes comercializados.
Esse desempenho de vendas gerou forte crescimento das operações no País ante o 2T15: 18,5% na receita líquida; 27,2% no lucro bruto, com elevação de 2,7 pontos percentuais (p.p.) na margem bruta; e 191,7% no EBITDA, com mais 4,0 p.p. na respectiva margem. Em Sandálias Internacional o volume de vendas menor que o do 2T15, em razão do clima e da queda da exportação para países representativos em volume, impactou mais fortemente a receita em dólar de Exportação enquanto que nos Estados Unidos e na região EMEA (Europa, Oriente Médio e Norte da África) houve um impacto menor nos respectivos faturamentos. Por outro lado, o câmbio compensou as reduções, e a receita em reais registrou leve alta.
As variações dos principais indicadores consolidados foram as seguintes, comparativamente ao 2T15:
• Receita líquida: R$ 1,0 bilhão, alta de 8,4%.
• Lucro bruto: R$ 447,4 milhões, crescimento de 13,7%. A margem bruta, de 44,2%, foi 2,1 pontos
percentuais maior.
• EBITDA: R$ 108,1 milhões, 4,3% mais elevado, com margem de 10,7%.
• Lucro líquido das operações continuadas: R$ 61,2 milhões, 31,0% superior, com margem de 6,0%. No
semestre, o montante já corresponde a 62,6% do lucro líquido de 2015.
• Geração de caixa operacional: R$ 284,6 milhões em 12 meses encerrados em 30/6/2016.
Outros fatos importantes no trimestre foram:
Havaianas
• Lançamento da coleção 2016/17, com destaque para a maior representatividade de sandálias
diferenciadas, que ampliarão a ocasião de uso e, consequentemente, o volume de vendas.
• Aumento significativo de 30,7% no volume de vendas de produtos “não sandálias” no Brasil.
• Anúncio do início das vendas globais dos óculos de sol Havaianas.
• Parcerias globais assinadas pela designer Charlotte Olympia e a marca inglesa Liberty.
Mizuno
• Melhora da margem bruta por preço médio mais alto.
Osklen
• Forte crescimento das vendas em todos os canais.