O truque de Bill Gates para memorizar o que você lê

0 1.827

Não é novidade que Bill Gates é um leitor ávido e busca incentivar o hábito. O bilionário lista anualmente seus livros preferidos — o que já rendeu uma enorme lista de sugestões. O que talvez não seja tão conhecido é o fato de ele lembrar muito bem e citar com frequência trechos das obras. Mas qual o truque para memorizar todo esse volume de leitura?

Em entrevista ao Quartz, Bill Gates explica seu truque para memorizar e aprender sobre novos temas com mais facilidade. “Se você lê o suficiente, encontra similaridades entre os assuntos, e isso facilita o aprendizado”, diz.

Quer um exemplo? Digamos que você queira aprender mais sobre determinado fenômeno científico. Busque, então, entender sobre a história da ciência e do cientista que o estudou. Entenda por que aquela pesquisa era importante naquele momento e quais foram as ferramentas ou ideias que permitiram a descoberta. “Assim, você tem uma estrutura, como uma linha do tempo ou um mapa, e fica mais fácil entender onde as peças se encaixam”, diz Gates.

“O conhecimento incremental é mais fácil de ser assimilado do que quando é a primeira vez que você aprende sobre um tema. Se alguém te fala sobre Roma e você não entende o motivo de estar lendo sobre Roma, no começo é muito intimidador, mas depois você entende o escopo e fica divertido ver como Roma se liga a outros temas. Ou se isso contradiz algo que você sabia antes”, diz. “É realmente irritante quando há alguma inconsistência”, afirma.

Fonte Época Negócios
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.