IA aumentará a desigualdade no mercado de trabalho, aponta FGV

2 197

A diferença entre a população mais e a menos qualificada no mercado de trabalho aumenta à medida que cresce o uso de inteligência artificial. A constatação vem de uma pesquisa inédita realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Microsoft. O estudo analisou as mudanças no mercado de trabalho e na economia com três cenários de aumento no uso de IA pelas companhias. Os cenários usam crescimento no uso de 5%, 10% e 26%.

Com o aumento de 26% na aplicação de IA, cenário com maior impacto, a ocupação da população diminuiria em 3,87%. O dado de impacto, porém, varia a depender da qualificação da mão de obra. Trabalhadores menos qualificados seriam mais impactados.

Nos três cenários pesquisados, a taxa de ocupação entre os trabalhadores mais qualificados cresce, podendo atingir um aumento de até 1,56%. Enquanto isso, os trabalhadores menos qualificados veriam diminui em 5,14% na taxa de ocupação.

Um impacto positivo para os dois grupos seria o de salários. Ambos veriam aumento na remuneração com o maior uso de IA por empresas. Mas, novamente, os dados variam para trabalhadores qualificados, que veriam aumento de 14,72% nos salários, e não qualificados, que veriam aumento de 7% na remuneração. “A desigualdade pode aumentar não só no mercado de trabalho, mas entre empresas, cidades, regiões e até países”, diz Fellipe Serigati, professor da FGV e responsável pelo estudo.

Para Anthony Salcito, vice-presidente mundial de educação da Microsoft, o investimento em educação é importante para diminuir as diferenças sociais e econômicas. “Se as pessoas valorizam a oferta de emprego e crescimento econômico, precisam investir na educação”, afirma. “Um está ligado ao outro.”

Nos outros dois cenários, com crescimento de 5% e 10% no uso de IA, as alterações no mercado de trabalho são pequenas. “A incorporação da IA terá impactos diferentes sobre jovens e adultos durante a carreira, mas ainda não conseguimos medir essas diferenças”, afirma Serigati, da FGV.

Diferenças por setores

O estudo avaliou a incorporação de IA ao longo de 15 anos em seis setores do Brasil: agricultura, pecuária, óleo e gás, mineração e extração, transporte, comunicação e comércio e setor público. A população ocupada total caiu em todos os setores. Tanto a população menos qualificada quanto a mais qualificada têm suas taxas de ocupação diminuindo com o crescimento da IA. O setor de óleo e gás tem a maior queda total na ocupação, com 22,85%.

A taxa de ocupação da população qualificada só aumenta nos setores público e de transporte, comunicação e comércio. Com um crescimento de 26% da IA, chegam a 2,72% e a 10,91%, respectivamente, de crescimento.

Segundo o estudo, esses resultados podem ser explicados pela baixa ocupação atual da população nos setores de commodities. Os setores de agricultura, pecuária, óleo e gás, e mineração e extração só representam 11% de toda a força de trabalho na economia brasileira, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE). Enquanto o setor de transporte e comércio, sozinho, responde por quase 35%.

Em todos os setores a remuneração aumenta com o maior uso de IA, mas também não segue a mesma linha que os dados gerais. Na agricultura, mineração e extração e setor público, a mão de obra qualificada tem um aumento na sua remuneração frente a menos qualificada. Mas nos setores restantes o resultado é o oposto.

O único setor em que a IA retrai o salário é no setor público entre a população menos qualificada. No cenário com aumento da aplicação de IA de 26%, a remuneração para este grupo cai 2,38%.

Crescimento da economia

No entanto, a IA impacta positivamente a economia a longo prazo. Segundo a pesquisa, o Produto Interno Bruto (PIB) tem um crescimento de 6,43%, se a aplicação de IA crescer em 26% ao longo de 15 anos.

O mesmo acontece com a produtividade. Todos os setores têm um crescimento, mas o que mais se beneficia é o de transporte, comunicação e comércio. No mesmo cenário do PIB, tem um aumento de 14,01%. “A IA incorporada na economia aumentará o acesso do consumidor aos produtos e serviços”, diz Serigati. “Ficarão mais baratos e com melhor qualidade.”

Fonte Época Negócios
Notícias Relacionadas
2 Comentários
  1. Estimula uso racional de água de boa qualidade.

  2. empresa de desentupimento diz

    Estimula uso racional de água de boa qualidade.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.