5 cuidados ao contratar seguro para cartão de crédito

Os seguros que protegem cartões de crédito contra furto, roubo ou perda buscam dar tranquilidade ao consumidor, mas podem resultar em dor de cabeça são não houver atenção antes de contratar o produto. De acordo com publicação do site IG, isso acontece porque eles costumam cobrir somente algumas situações, como compras e saques fraudulentos por coação em assaltos ou sequestros relâmpago, mas podem excluir outros riscos importantes, como clonagem do cartão e transações criminosas feitas em caixas eletrônicos ou pela internet.

“Infelizmente, este produto costuma ser oferecido sem esclarecimento, de forma que o consumidor desconhece as condições gerais de contratação”, observa a supervisora de Assuntos Financeiros do Procon-SP, Renata Reis.

1 – Procure conhecer os riscos excluídos

Um dos maiores erros ao contratar um seguro é observar quais são as coberturas do produto, mas esquecer de conferir as situações excluídas da proteção.  A proteção do cartão pode cobrir fraudes resultantes de violência, por exemplo, mas deixar de fora roubo de senhas pela internet ou a clonagem em caixas de autoatendimento.

2 – Verifique se as coberturas  

Os seguros que oferecem proteção a cartões geralmente vêm acompanhados de outras coberturas, como acidentes pessoais, extravio de bagagem ou perda de emprego. É preciso observar se estes itens adicionais atendem às expectativas do segurado, ou se são inócuos (quando não há necessidade de contratá-los, por já ter um seguro semelhante, por exemplo).

3 – Exija uma cópia do contrato antes de aderir ao seguro

Muitas vezes, a contratação dos seguros de cartões não vem acompanhada das apólices, que contém todas as informações sobre o produto, além dos direitos e deveres da seguradora e do segurado. Por esse motivo, deve-se exigir o documento e guardá-lo para ter acesso rápido em caso de necessidade.

4 – Compare o preço da mensalidade

Os seguros que protegem cartões costumam cobrar mensalidades entre R$ 5 e R$ 10 que vêm na própria fatura. Valores muito distantes deste podem tornar o produto caro demais. É preciso levar em conta também as outras coberturas previstas, que influenciam o prêmio (valor pago pelo segurado).

5 – Fuja da venda casada de seguros

Obrigar o cliente a contratar um seguro quando ele adquire um cartão de crédito ou pede aumento do limite é prática considerada como venda casada. Segundo Renata, do Procon-SP, a abordagem é abusiva e ilegal, e deve ser denunciada junto à própria instituição financeira, ao Banco Central (BC) ou a órgãos de defesa do consumidor.

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